14 de nov. de 2018

[Resenha] Meia Guerra, de Joe Abercrombie

 

"Todo herói é o vilão de alguém."

Hora de viajar ao Mar Despedaçado pela última vez. Meia Guerra é a conclusão da trilogia de Joe Abercrombie. Aqui no blog eu já falei do primeiro volume, Meio Rei, e do segundo, Meio Mundo. Vamos agora conferir o final da série.

A guerra enfim se aproxima, à medida que o Rei Supremo reúne meio mundo para lutar contra a frágil aliança entre Uthil e Grom-gil-Gorm. Em sua marcha, os invasores arrasam com o pequeno reino de Throveland e matam o rei, porém, a princesa Skara consegue escapar com vida e pede ajuda à sua prima, ninguém menos que a rainha Laithlin. Agora, sofrendo pressões de todos os lados, Skara terá que aprender a ser rainha e a jogar os jogos de poder para salvar seu reino.

Assim como no volume anterior, Abercrombie introduz novos protagonistas e pontos de vista diferentes neste terceiro livro. Skara é certamente uma personagem bastante interessante por ser essencialmente uma boa pessoa, mas sabe que apenas valores e boas intenções não serão o bastante para derrotar seus inimigos.

Além dela, temos outros dois protagonistas: Koll e Raith. Koll, vocês devem se lembrar, já fazia parte da tripulação de Yarvi, e aqui retorna como seu aprendiz. O outro protagonista é Raith, o guarda-costas de Skara, e também seu interesse romântico. De início, Raith é só um encrenqueiro violento, porém, vai aprendendo a valorizar a vida. Infelizmente, a mudança nele é um tanto abrupta, o que deixa o personagem meio raso, especialmente numa série cheia de personagens profundos e com várias camadas.

Já comentei sobre a narrativa de Abercrombie antes e aqui seu estilo aparece mais polido e refinado, com o mesmo dinamismo de antes. No geral, acredito que esse livro fica um pouco abaixo dos outros dois volumes, o que não quer dizer de forma alguma que seja ruim. Diga-se de passagem que a conclusão é bastante satisfatória. Vale ressaltar que a revelação sobre a verdadeira natureza dos elfos mudou completamente a visão que eu tinha da série como um todo.

Em resumo, Meia Guerra é um livro que apresenta uma nova visão sobre a série ao mesmo tempo em que entrega uma ótima conclusão. Com certeza vou ler mais desse autor!

Autor: Joe Abercrombie
Páginas: 368
Ano: 2018
Editora: Arqueiro

Adquira pelo link abaixo e ajude o blog a crescer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário