1 de jan. de 2013

Melhores de 2012

Ao contrário do mundo, o ano acabou! Mais uma nova etapa vem ai e 2013 promete ser um grande ano para este humilde blogueiro/escritor.

E final de ano sempre tem aquelas listas com o que rolou de melhor nos últimos doze meses. Bom, eu decidi aproveitar a ideia e trazer os meus destaques na literatura, quadrinhos, TV, filmes e games.

Vamos começar com os temas mais recorrentes aqui no blog.

  • Melhor livro: Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos, de Roberta Spindler e Oriana Comesanha

Começamos com essa pérola da literatura nacional. O livro foi lançado em dezembro de 2011. Essa é uma obra que já nasce clássica! A história conta a saga de Maya Muskaf em sua jornada de jovem mimada à líder de seu povo em um mundo repleto de magia, seres misteriosos e criaturas fantásticas! A narrativa é ágil e envolvente, e a linguagem simples torna o livro acessível a todos os públicos. Só não vou me esticar mais porque em breve farei uma resenha completa por aqui. Mas fica a dica. Recomendado! [página no Skoob]

Outros destaques: Acacia - War With The Mein (de David Anthony Durham), A Batalha do Apocalipse (de Eduardo Spohr) e Angelus (é claro!)


  • Melhor HQ de super-heróis: Hawkeye (Gavião Arqueiro)

Esse foi um ano com muitos bons títulos nos comics, mas para mim, o maior destaque foi a nova revista do Gavião Arqueiro. Publicação Marvel com jeitão independente, Hawkeye é uma das melhores e mais originais HQs dos últimos anos! Os roteiros são de Matt Fraction e arte é de David Aja e Javier Pulido. As tramas são originais e muito bem amarradas, cheias de sacadas geniais e muito humor negro, essa é uma revista que merece ser lida! Vale ressaltar que a maioria das edições trás histórias fechadas, sem continuação.



  • Melhor mangá/anime: Mirai Nikki

Mesmo sendo um mangá encerrado em 2010, só agora fui acompanhar Mirai Nikki. Na história, Yukiteru Amano recebe um celular capaz de prever o futuro e terá que participar de um torneio contra outros 11 donos de diários do futuro em duelos até a morte. O vencedor se tornará um deus. No começo pensei que esse era mais um mangá shonen onde um fracassado se dá bem na vida. Longe disso: Mirai Nikki é intenso! Uma verdadeira montanha-russa cheia de momentos de tensão e reviravoltas inesperadas, além de trazer uma personagens mais legais que já vi: a stalker pscicótica Yuno Gasai! Abaixo tem a abertura da versão anime.

Outros destaques: Jormungand, Brave 10


  • Melhor filme: Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Já fiz uma resenha mais elaborada do filme, mas com certeza vale mais uma vez ressaltar o final da ótima trilogia de Christopher Nolan. A saga completa trouxe uma nova visão para o Homem-Morcego, o melhor Bruce Wayne que já se viu e um Coringa que não vai ser esquecido tão cedo. Mais ainda, com seus ótimos roteiros (sempre com alguma mensagem forte) a trilogia do Cavaleiro das Trevas conseguiu ir além do rótulo de "bom filme de super-herói". São bons filmes. Ponto.

Outros destaques: Os Vingadores, Jogos Vorazes, Ted


  • Melhor Série: Once Upon A Time

OUAT trás uma repaginação dos contos de fadas. Na história, uma maldição lançada pela Rainha Má trouxe todos os personagens da fantasia para o mundo atual. Depois de entregar uma boa primeira temporada, fiquei curioso para ver o que o ano 2 dessa série traria. O resultado é que a segunda temporada não só consegue manter o bom nível, como expandir o universo da série em ótimos episódios! Parabéns aos produtores que tiveram a coragem de levar a história adiante com uma mudança radical nos rumos da série.



  • Melhor Game: Mass Effect 3

Mesmo com algumas pessoas reclamando do final, a saga Mass Effect tem um lugar garantido no hall de melhores games de todos os tempos! O terceiro capítulo fecha a triologia com uma história emocionante e as batalhas mais eletrizantes da série. Mesmo assim, eu não recomendo que você comece por esse game. A diversão de ME é muito, muito maior se você começar desde o primeiro game e construir seu personagem desde o início. Fazendo por si mesmo as escolhas que vão refletir lá no final da saga! Super recomendado!



E você? Na sua opinião, quais foram os melhores de 2012? Fique à vontade para discordar, afinal, todo mundo sabe que listas só existem para gerar discussão ^^

Feliz 2013!

2 comentários:

  1. A lista ficou ótima, e desejo todo o sucesso do mundo a você e teu blog este ano. Grande abraço. 8)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo! Desejo tudo de bom pra vc e pra Bad Jokers, a Angel e a Lillith ^^

      Excluir