20 de mar. de 2018

[Resenha] Mórbida Procissão: Shrouded - Os Filhos da Mortalha #1, de Leandro Zerbinatti de Oliveira

Tudo começa com uma evento que deveria celebrar a chegada dos deuses. Contudo, algo inexplicável acontece e desde então, ninguém mais morre no mundo. Ou melhor, ninguém permanece morto. Todos que falecem retornam, seja como espírito ou seja numa forma reanimada e quase sem emoções.

Nesse cenário, o jovem Raran e seu pai, o fazendeiro Gran partem numa longa jornada à procura da falecida mãe do rapaz, que já deveria ter retornado. No caminho, encontram Evraxia, uma mulher cheia de segredos que possuí joias incrustadas em todo o corpo. Ao mesmo tempo, um grupo de mercenários liderado pelo guerreiro Iarum se vê às voltas com um corpo sem vida e missão de inserir uma alma nele.

Lançamento independente, Mórbida Procissão é o primeiro volume da série Shrouded - Os Filhos da Mortalha (juntando o título e o subtítulo da série com o título do livro fica um nomezinho bem comprido, hein?). É uma obra de fantasia sombria que se afasta bastante do convencional. Não é uma história sobre reis, castelos ou monstros mágicos. O tom aqui é mais intimista, o que se observa no objetivo dos protagonistas, que é resgatar um ente querido.

O estilo do autor se foca mais na narrativa e consegue criar bem a atmosfera sombria, além de enriquecer bastante a mitologia desse mundo. Por outro lado, achei que os diálogos deixaram um pouco a desejar. Há um excesso de exposição que os torna um tanto artificiais.

Como eu já disse ali em cima, são duas tramas paralelas e senti um certo desequilibro entre elas. A trama envolvendo o trio Gran, Raran e Evraxia funciona melhor por apresentar um desenvolvimento de personagens mais interessante, bem como a dinâmica entre os mesmos.

Não que a trama de Iarum e os mercenários seja ruim, mas possui um número grande de personagens e ritmo acelerado. Acredito que o livro teria se beneficiado de um plot mais enxuto.

Em última análise, Mórbida Procissão é um livro muito interessante, indicado para quem curte fantasia sombria e quer ver abordagens diferentes para esse gênero.

Autor: Leandro Zerbinatti de Oliveira
Páginas: 287
Ano: 2018
Editora: independente

Adquira por este link e ajude o blog a crescer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário