14 de ago. de 2015

De que tamanho é um livro? (ou A diferença entre conto, noveleta, romance, etc)

A ideia desse post surgiu de uma conversa com o Sandro Moura, do Tiozinho Nerd. E recentemente vi um em um grupo no Facebook aparecer a questão sobre quantas páginas um livro deve ter para ser considerado grande.

Em primeiro lugar, tenha em mente que medir o tamanho de um livro pela quantidade de páginas é coisa para os leitores. Entre autores, editores e outros profissionais que trabalham nos bastidores, um livro é medido pelo número de palavras.

Então: quantas palavras são necessárias para uma obra ser considerada um romance? Não resiste uma regra realmente estabelecida, mas é amplamente aceito (aqui no Brasil e lá fora) que um livro é um romance a partir de 40 mil palavras. Coincidência ou não, essa é exatamente a quantidade de palavras do ícone pop O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams.

Quanto às demais classificações, novamente não há regras. No Brasil é bastante comum uma tabela que divide a classificação em quatro tipos:

- Conto: até 7.500 palavras
- Noveleta: de 7.500 palavras a 17.500
- Novela: de 17.500 palavras a 40.000
- Romance: a partir de 40.000

Essa classificação varia um pouco em alguns países. Há versões americanas que tem seis ou mais tipos, mas no geral, esses valores são bastantes conhecidos e utilizados.

8 comentários:

  1. Joe, eu não sabia que se aplicava palavras para " medir" o tamanho. Eu tinha visto que um conto tinha entre 5 e 15 páginas... Ainda me atrapalho muito nessas definições

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se mede em páginas, varia muito do tipo de fonte, do tamanho das letras, do espaço entre as linhas e outras coisas. Mas não precisa ficar presa a essas definições. Em tempos de kindle, essa separação está ficando menos relevante
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Bom dia João,
    Estou escrevendo um livro que já possui mais de 25.000 palavras, fonte 12, letras serifadas e um poco menor que Times New Roman. Minha intenção é escrever um romance, mas não sei se chegará ÀS 40.000 palavras.Um pouco menor que itso, já poderia ser considerado romance?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tecnicamente não, mas essa classificação não é lá formal. Se você estiver escrevendo para uma editora é possível que tenham regras quanto ao tamanho. Se for auto-publicação isso importa muito pouco. Já vi histórias de 18 mil palavras sendo vendidas normalmente como romance

      Excluir
    2. Obrigado. Seu post é muito esclarecedor. Gostei tanto dele, que salvei em Meus Favoritos só para não perder o caminho quando tivesse alguma dúvida.

      Excluir
  3. Então o livro mais i.portante para qq grande autor latino, Pedro paramo não é um romance mas uma noveleta... Gabriel Garcia Márquez que escreveu o que escreveu graças a Juan rulfo, o autor, morreu sem saber. Isso faz sentido por e amplo, para concurso literário. Mas obrigado. É sempre bom saber

    ResponderExcluir