9 de mai. de 2011

[Dicas para escrever] As lições de Will Eisner

Com algum atraso, vim hoje cumprir uma promessa que fiz ao meu amigo Caio Lucas: um post sobre os livros de Will Eisner.

O lendário Eisner nasceu em 1917, entrando para o mercardo dos quadrinhos na décade de 1930. Seu trabalho mais famoso apareceu em tiras de jornal semanais em 1940, tratava-se das aventuras de um charmoso herói sem poderes: The Spirit.

Com um visual inovador e roteiros inteligentes, The Spirit se tornou um marco, promovendo um verdadeira revolução no mundo das HQs!

Eisner faleceu em 2005 (clique aqui para ler sua biografia), não sem antes compartilhar com o mundo um pouco de seu conhecimento, e quem melhor do que um verdadeiro mestre para dar boas dicas?!

NARRATIVAS GRÁFICAS - Este livro discute os princípios da narrativa com a combinação sofisticada de texto e imagem. Embora as histórias em quadrinhos sejam o seu alvo principal, Narrativas Gráficas também nos revela e ensina métodos que podem ser aplicados no cinema, na TV e na internet.

QUADRINHOS E ARTE SEQUENCIAL - A presente obra baseia-se no curso que o autor ministrou por muitos anos na School of Visual Art de Nova Iorque e contém o acervo de suas idéias, teorias e aconselhamentos sobre a prática daquilo que ele conhece tão bem - contar histórias em quadrinhos. 

ANATOMIA EXPRESSIVA - Neste livro, Eisner fala sobre suas técnicas para desenhar movimento, a mécanica dos corpos, expressões faciais, etc.  Em 2009 a Devir anunciou que lançaria esse livro no Brasil, mas não consegui encontrar nenhum link em português pra ele. Se alguém puder me passar alguma informação, eu agradeço.

4 comentários:

  1. Brigadão pelas informações Joe! Até agora só tive o prazer de estudar o "Quadrinhos e Arte Sequencial", ainda estou em busca dos outros.

    Mas também estou afim de começar a estudar Scott Mccloud... Recomenda algum título em especial pra começar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo "Desenhando Quadrinhos (Making Comics)". Apesar do título em português ele é mais sobre roteiro e narrativa do que desenhos e dá dicas sensacionais!

      Obrigado por mais um comentário, Caio ^^

      Excluir
    2. E engraçado que você acaba tendo um aprendizado colateral muito grande com esse tipo de literatura... Esses mestres abordam semiótica, teoria da comunicação, diferenças de público, etc! Muita coisa que vi na facul nas disciplinas normais ta também abordado em Eisner e Mccloud!

      Excluir
    3. Acho que isso acontece porque como livros e quadrinhos são, ao mesmo tempo, uma forma de arte e de mercado, acabam abordando diversos tipos de questões.

      Excluir