15 de dez. de 2010

[Dicas para escrever] Escolhendo um Tema

Você já parou pra pensar em qual é o tema do seu comic/mangá/anime/filme/etc favorito?


Toda boa obra (e até algumas não tão boas) tem um tema bem definido.

Um tema é uma forma de evitar que você fique escrevendo ao acaso. Além disso, é a melhor maneira de transmitir uma idéia ou mensagem.

Vamos tomar como exemplo a minissérie Dragonlords (de Byron Erickson), estrelada pela Família Pato (lançada no Brasil na extinta revista Aventuras Disney). Logo no começo da história, Huguinho, Zezinho e Luisinho são separados de seus tios Patinhas e Donald, dessa forma, começa uma luta para unir a família novamente. Outros heróis dessa minissérie enfrentam o mesmo drama: estão separados de seus entes queridos. Não é difícil ver que a união familiar é o tema de Dragonlords.

Já o mangá Death Note (de Tsugumi Ohba) tem como tema o certo e o errado. O protagonista Light Yagami acredita que, para que aja paz no mundo é necessário que uma pessoa tome o controle da situação e proteja os inocentes com mão-de-ferro. Por outro lado, seu adversário, o detetive L acredita que um homem só não pode representar a justiça, apesar do próprio L passar por cima lei várias vezes. Temos ainda o chefe de polícia Yagami que acredita cegamente na lei.

A coisa vai muito além disso. Veja Naruto, não é só uma história sobre combates de ninjas, a busca da identidade parece ser o que move todos os personagens. Da mesma forma, por trás da luta contra vilões como Magneto e Apocalipse, X-Men fala sobre preconceito.

Colocando as questões dessa maneira, os leitores acabam sendo levados a refletirem sobre esses mesmos pontos. 

Aqui uma pequena lição de casa. Análise com cuidado as HQs, filmes e séries que gosta e tente definir o tema dessas histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário