17 de set. de 2018

[Resenha] A Colheita, de Michelle Louise Paranhos

A Colheita é um livro de ficção que não podia ser mais real. Lançamento independente da autora Michelle Louise Paranhos, esse livro fala sobre relacionamentos complexos, intrigas políticas, violência urbana e outras questões que estão à nossa volta.

A história começa em 2007, no Rio de Janeiro, onde um estudante de advogacia chamado Vincente se vê apaixonado por Rute, uma jovem que mora numa favela em meio a uma guerra entre facções criminosas. Através de sua ex-namorada, ele também conhece Rui Castro, um aspirante à política. Completam esse mosaico, os amigos Júlio e Gustavo, professores abnegados que precisam lidar com o jogo de interesses nos bastidores do sistema educacional.

À partir daí, acompanhamos a jornada destes e de outros personagens ao longo de uma década: suas vitórias e derrotas, paixões e frustrações, numa realidade que dificilmente é justa.



A Colheita é um drama do tipo "slice of life", ou seja, uma história do cotidiano. De fato, a autora foi impecável na hora de explorar o lado humano da trama. Os personagens são pessoas que você encontra todos os dias na vida real, com suas qualidades e defeitos. O mesmo vale para os temas abordados durante a leitura, que além de falar sobre questões familiares complexas, também aborda elementos como a corrupção na política, a violência nas grandes cidades, a falência do sistema educacional, entre outros. Tudo isso é abordado de forma bastante realista e honesta.

A primeira parte do livro é narrada em terceira pessoa, enquanto que na segunda metade, a perspectiva muda para primeira pessoa. A autora é hábil em ambos os estilos, mas se sobressaí narrando em primeira pessoa. Só uma pequena ressalva é que vez ou outra acontece uma mudança de perspectiva dentro dos capítulos, e essas mudanças nem sempre são feitas de uma forma fluída.

Mas isso é só um detalhe menor. Há muito mais para ser apreciado nessa obra. Para encerrar, quero ressaltar o quanto fica claro o trabalho intenso de pesquisa da autora, dando ainda mais credibilidade à narrativa.

Autora: Michelle Louise Paranhos
Páginas: 300
Ano: 2018
Editora: independente

Adquira por este link e ajude o blog a crescer:

2 comentários:

  1. Tambem li esse livro maravilhoso, não sabia nem como começar a descrever pela grandeza da obra.
    Legal sua resenha

    ResponderExcluir