7 de ago. de 2017

[Resenha] Alys: Elemento Alpha, de Priscila Gonçalves

Hoje trago a resenha de mais uma autora nacional chegando ao mercado. Livro de estreia de Priscila Gonçalves, Alys: Elemento Alpha é uma aventura young adult ambientada num mundo que mistura magia e tecnologia.

Num futuro alternativo, o surgimento de metais mágicos remodelou a sociedade e também as próprias pessoas. Nesse cenário, Alys é uma adolescente levando uma vida reclusa por conta de seu pai super-protetor. Num dos raros passeios dela ao lado de seu amigo de infância Kyer, um incidente coloca um exército de seres mágicos perigosos no seu encalço e de seus entes queridos, tudo por causa de uma antiga profecia da qual ela é peça-chave.

Meu interesse pelo livro começou quando fiquei sabendo mais detalhes da ambientação. Adoro mistura de gêneros e a autora usa muito bem esse recurso para apresentar um mundo onde dragões usam tablets e motos voadoras podem ser conjuradas magicamente (alguém precisa me ensinar esse truque, é sério).




Além de tudo, esse é um mundo com uma mitologia própria e bastante rica. A narrativa de Priscila Gonçalves é leve e acessível com um bom ritmo. É raro passar um capítulo sem que seja introduzido um novo personagem ou elemento importante. É interessante que, apesar da profecia, Alys foge do que se esperaria de uma heroína predestinada, sendo uma jovem curiosa e um pouco estabanada, sem aptidão para uma vida aventureira. Também vale destacar o melhor amigo dela: Kyer. É quase impossível não sentir empatia por ele. Outro personagem de destaque, Evan, não ganhou minha simpatia e já explico a razão.

Evan faz bullying com a Alys, é possessivo com ela e tem o hábito de espionar suas conversas particulares às escondidas. Porém, outros personagens estão sempre tentando convencer a Alys que esse comportamento é uma prova do quanto ele se preocupa com ela (preciso dizer que não vi nenhuma outra resenha comentando sobre isso, então considerem essa como uma visão bem pessoal minha).

Felizmente, essas questões não chegam a ser um problema e estão longe de atrapalhar a experiência da leitura desse livro.

Com uma boa narrativa, uma protagonista cativante e um mundo original, Alys: Elemento Alpha é uma boa pedida para quem procura uma aventura leve e divertida.

Autora: Priscila Gonçalves
Páginas: 354
Ano: 2017
Editora: Pendragon

Adquira por este link e ajude o blog a crescer:

5 comentários:

  1. Olá! me diz como faz para conjurar essas motos! Gostei da premissa, muito legal essa mistura de elementos, só deixa a história mais legal. Fiquei curiosa para conhecer, a capa está ótima! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Não o conhecia, mas gostei bastante da premissa. Pra fugir de minha zona de conforto, a dica veio a calhar, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá Joe,
    Ainda não conhecia esse livro nem essa autora. Eu gosto muito de livros que misturam gêneros também e achei muito interessante a questão que a autora abordou de tecnologia + seres mágicos.
    A única coisa que não me agradou foi essa tentativa de convencer que é porque se gosta que faz isso.
    De toda forma vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu vi esse livro desde a revelação de sua capa e fiquei apaixonada por ela!
    Adorei a sua resenha, e os pontos altos apresentados nela só me fez ficar com mais vontade de ler a obra.

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Não conhecia a obra, mas já amei a mistura de classificações literárias! YA, distopia e Sci-fi, tudo que eu gosto junto e misturado!!
    Dica mais que anotada!

    Beijokas

    ResponderExcluir