20 de abr. de 2017

[Resenha] O Grimório das Bruxas, por vários autores

Há muito tempo um grimório se perdeu nas Eras. Nele, além das receitas das bruxas haviam histórias sobre feiticeiras boas e outras terríveis. O grimório foi encontrado e agora está ao seu alcance. Tome cuidado, pois ao ler essa história sua mente será visitada por cada criatura mencionada nele...

O Grimório das Bruxas é uma antologia com a participação de 11 autores, incluindo a amiga e parceira do Mundo Literário, Márcia Lopes. O tema da antologia, obviamente, são bruxas. Mas apesar do tema pré-definido, fica claro que cada participante teve liberdade para criar qualquer tipo de história.

No livro temos contos ambientados na Inquisição e outros que se passam nos dias atuais, histórias de terror e de romance, narrativas adolescentes e adultas. Os estilos narrativos também são os mais variados. Essa mescla garante que a leitura não seja cansativa, mesmo tendo um tema em comum.

Quero destacar alguns dos contos que mais me chamaram a atenção. Proteja Meu Filho, de G. A. Zimath é uma história curta e muita bem contada, com um estilo que remete aos contos de H. P. Lovecraft. A Última Curva, de C. David apresenta uma narrativa envolvente em ritmo de cinema. Caça às Bruxas, de Jéssica Cardoso de Oliveira é uma belíssima narrativa poética em tom de fábula. A Última Conexão, de Márcia Lopes tem um foco menos no sobrenatural e mais numa trágica história de amor.

O livro começa com um prefacio muito interessante escrito por Gabriela Rodrigues. Uma ótima sacada é que entre cada conto há receitas de feitiços. Se funcionam, não sei dizer (quem testar, me avise). Visualmente, a obra é maravilhosa, com belas ilustrações em estilo xilogravura e pinturas que ajudam a entrar no clima. O único senão é o cabeçalho dos títulos, que acaba dificultando a leitura do nome do conto.

Encontrei um probleminha de revisão aqui e ali. Na maioria dos casos, esses errinhos não chegam a prejudicar a leitura, à exceção do conto Os Bruxos de Alcoa, de Suka P, onde a falta de uma revisão adequada realmente compromete a leitura. Uma pena, pois com o devido polimento seria um bom texto. Os autores me disseram que vão corrigir esses problemas.

Num balanço final, recomendo bastante a leitura dessa ótima antologia.


- Autores: Gabriela Rodrigues, Gabriel Casanova, Jonnata Henrique, Douglas Ferreira, G.A.Zimath, Suka.P, C.David, Jéssica Cardoso de Oliveira, Marcia Lopes, Daniel de Santana Pelotti, Breno Vieira e Leonardo Geranio
- Páginas: 202
- Lançamento: 2017
- Editora: Corvo

46 comentários:

  1. Ai, ai adorei a resenha e já compartilhando.
    Obrigada mesmo! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh e quanto os erros de revisão, vamos colocar na Amazon tbm e já estamos providenciando as correções.

      Excluir
  2. Adorei a resenha! Adoro esses livros que contam com vários autores e amei o plot do livro! Curiosa pra ler! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom?
    Eu adorei o blog, parabéns pelo trabalho. Gostaria de agradecer pela belíssima resenha do nosso grimório. Fiquei feliz que de alguma forma o mistério da " Última curva" tenha lhe cativado.
    Vou divulgar a postagem =)
    Abraços,
    Cinthia
    C.David

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro narrativa cinematográfica, tanto que é o estilo que eu escrevo. Valeu pela divulgação :D

      Excluir
  4. Olá! Eu adoro livros em formato de contos ♡ principalmente quando abordam temas pesados e pouco explorados como a Inquisição! Sua resenha me despertou curiosidade, vai pra minha listinha ^^ espero desfrutar dessa leitura em breve! Beijos



    nebulosadeflores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ai que fofa: "Caça às Bruxas, de Jéssica Cardoso de Oliveira é uma belíssima narrativa poética em tom de fábula". Nunca imaginaria uma percepção assim :)

    ResponderExcluir
  6. Ai desculpe, eu quis dizer que fofo o comentário do resenhista. Pensei que tinha sido escrito por uma mulher kkk
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Adoraria que vc me passe os erros que encontrou no meu texto, realmente com a leitura acabamos deixando algo passar despercebido.
    Seria ótimo trocar essa ideia contigo.
    Estou a sua disposição caso queira através do e-mail: suelane.p@gmail.com

    Parabéns pela resenha.
    Suka P.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não chegam a ser grandes erros. É mais uma questão de acertar algumas frases, ver melhor onde vai ponto e onde é vírgula e coisas do gênero. O conto é legal, só precisa dar mais uma revisada.

      Excluir
  8. Oie, o título do livro é muito bom.
    E chamativo...
    A Última curva, é um conto que gostaria de ler. Aliás eu nem sabia que o livro era de contos, achei interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem interessante mesmo, um projeto bem finalizado. Valeu pelo comentário

      Excluir
  9. Adorei a resenha!! Não conhecia o livro mas me interessei bastante, adoro o tema de bruxas. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, gostei muito desse livro e o fato de ser escrito por várias pessoas diferentes é um ponto positivo para mim, porque acho que a história fica muito mais criativa. Gostei muito da sua resenha, beijos e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  11. AHHHH CONTO NACIONAL E SOBRE BRUXAS? JÁ QUERO! HAHA Adoro contos com vários autores, a gente tem uma visão diversificada e cada conto uma forma diferente de sentir.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia a antologia, mas me interessei bastante.
    Adoro o tema e por ser nacional me chama ainda mais atenção. Tenho descoberto ótimos autores nacionais através de antologias.
    Dica anotada! Pretendo ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Joe, não conhecia o livro, e nem imaginava que a Marcia tinha um conto nele. Obrigada por compartilhar sua opinião sobre o livro, vou deixar a dica anotada para quem saber ler mais para frente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. legal essa antologia pra quem curte o gÊnero... eu particularmente aprecio,mas confesso que com essa capa achei se tratar de algum livro de ocultismo, e me desanimei um pouco quando vi que não HAHAHAHA MAS enfim... de qualquer forma, leria... curti saber que num dos contos há certa pegada a la Lovecraft...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  15. Olá, comecei amando a capa e o tema. E achei bem interessante que o livro tenha deixado os autores livres para criar as histórias da forma que achassem melhor. Uma pena que a revisão tenha deixado alguns contos a desejar. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Antologia bacana! Gostei da temática e de ver que os autores tiveram liberdade na criação, levando a vários gêneros na composição dos contos. Não sabia que a Marcia fazia parte da antologia, que legal!!! Sobre a revisão, cada autor deve ter feito a sua, mas legal tb que eles estão dispostos a receber a crítica e corrigir. Darei uma conferida no livro. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa bem-vinda, Nuccia! Com certeza, vou querer saber sua opinião :D

      Excluir
  17. Oi, Joe!
    Eu adoro antologias, pois sempre conhecemos novos autores e o melhor, nos entregamos a leituras curtas, porém interessantes. Gostei.

    Obs.: senti falta de mais detalhes do contos, sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo, sempre fico em dúvida sobre qual é a maneira "certa" de resenhar uma antologia. Obrigado pelo comentário

      Excluir
  18. Olá!
    Faz um tempinho que não leio antologias. Ao ler o seu post deu uma saudade...
    Eu amo fantasias e bruxas são uma tentação para mim. Por isso vou deixar a dica anotada para a posteridade.
    Erros de revisão são chatinhos né? Por mais que não atrapalhe a leitura sempre dão uma quebrada no ritmo. O bom é que sempre tem como corrigir nas outras edições.
    Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, há pouco tempo as antologias estavam em alta, saiam de baciada, agora a onda passou um pouco. Obrigado

      Excluir
  19. Olá!
    Adoro antologias, mas estou tendo dificuldades em pegar obras boas. Fiquei curiosa para ler essa por conta da temática, pois acho que vou curtir.
    Os autores, em sua maioria, não conhecia, mas alguns admiro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim também foi o primeiro contato com a maioria dos autores. Obrigado

      Excluir
  20. Livro de contos que misturam alguns gêneros, que legal ainda não tinha visto.
    Eu acho bem ruim ler na resenha que a revisão não está legal, ainda por cima porque é algo que está ficando recorrente. Autores, prestem atenção nos revisores que estão selecionando, não podemos continuar assim.
    Beijuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, no meu último lançamento tive um cuidado monstruoso com isso. Abraços!

      Excluir
  21. Oii, tudo bom?

    Prefiro não testar a receita dos feitiços, rs.
    O meu medo com a mistura de público alvo (como você disse, ter contos mais adultos, outros mais adolescentes) é que apenas metade do livro valha a pena. Mas ainda assim acho a ideia bem interessante, e com certeza eu leria!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode dar uma chance sim, numa boa ^^
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  22. Oi Joe, tudo bem?
    Eu confesso que não leio antologias porque não gosto muito de ler contos, prefiro histórias únicas. Mas como adoro bruxas, você me convenceu. E esses feitiços entre os contos??? Achei o máximo!!!!Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  23. Oi,
    Eu adoro essa temática de bruxos, a resenha despertou a minha curiosidade.
    Beijos
    www.geeklegend.com.br

    ResponderExcluir