27 de set. de 2014

The Leftovers - 1ª temporada

Quando se fala em The Leftovers, há quem pense que a presença do produtor Damon Lindelof faz dessa série um novo Lost, ou seja, uma trama de mistérios que nunca serão resolvidos. Bom, para quem pensa em assistir esta série, meu conselho é: esqueça Lost, apenas tire da cabeça. Os dois shows nada tem em comum.

Dito isto, The Leftovers é uma adaptação para a TV do livro homônimo de Tom Perrota. O autor assina a co-produção do show e também alguns episódios. Produzida pelo canal Showtime, essa primeira temporada conta com 10 episódios.

A trama começa três anos após um evento conhecido como Arrebatamento, quando 2% da população mundial simplesmente desapareceu sem qualquer explicação, deixando para trás uma sociedade confusa e alquebrada, mergulhada em uma crise existencial que afeta a todos, sem exceção. O que restou para aqueles que ficaram é tentar seguir com a vida em um mundo onde tudo parece ter perdido o sentido.

Estamos em Mapleton, uma pequena cidade suburbana nos arredores de Nova York, que perdeu 100 pessoas no dia do Arrebatamento. É nesse cenário, onde todos conhecem todos, que transitam nossos "heróis". A história se foca na família Garvey, que aparenta não ter perdido ninguém, mas, ainda sim, desmoronou após a data fatídica.

O protagonista da série é Kevin Garvey (Justin Theroux), o chefe da polícia local, que trava uma batalha interna contra a insanidade. Ele sofre "apagões" cada vez mais frequentes e, quando acorda, está em um lugar diferente sem se lembrar de como chegou lá ou o que fez pelo caminho. Kevin vive com a filha adolescente Jill (Margaret Qualley). Problemática e auto-destrutiva, Jill busca apoio em Aimee (Amilly Meade), uma jovem misteriosa que nunca fala da família e praticamente mora na casa da amiga.

Ainda temos, Tommy (Chris Zylka), o filho adotivo dos Garvey, que fugiu de casa para seguir um sujeito chamado Wayne (Paterson Joseph), que se diz um profeta. Perseguido pelo FBI, Wayne encarrega Tommy de proteger sua namorada grávida, Christine (Annie Q).

Para completar, temos Laurie Garvey (Amy Branneman), a ex-esposa de Kevin. Após o Arrebatamento, Laurie abandonou a família para se juntar aos Remanescentes da Culpa. Uma espécie de seita onde todos se vestem de branco, fumam cigarros e são proibidos de falar, comunicando-se através de mensagens em bloquinhos. Os Remanescentes são o elemento mais emblemático da série. De início, podem até despertar certa simpatia pela forma como são perseguidos e agredidos nas ruas, mas a medida que o tempo passa, eles se mostram mais e mais como grandes filhos da mãe!

Outros dois personagens merecem um destaque especial: o reverendo Matt (o ex-Doctor Who Christopher Eccleston) e sua irmã, a assistente social Nora (Carrie Coon).

Matt está convencido que o Arrebatamento não foi uma obra de Deus e tenta provar isso através de panfletos difamatórios, mostrando que muitos dos arrebatados não eram pessoas de boa índole. É um homem que luta para restaurar a fé de sua comunidade, mesmo que tenha que sujar as mãos de vez em quando. Já Nora é quem mais foi afetada pelo Arrebatamento: ela perdeu toda a família (marido e um casal de filhos). Mais adiante, descobrimos que à dor da perda que ela sente, também se soma um sentimento de culpa.

Como dá pra ver, The Leftovers apresenta um mosaico de personagens bem complexo. O próprio Arrebatamento permanece em segundo plano. Para onde as pessoas foram? Por que foram? Talvez nunca saibamos as respostas, mas não importa. Esse não é o tema da série.

Fica evidente o cuidado na escolha do elenco. Todos estão bem à vontade em seus personagens e temos algumas excelentes performances. Destaque para Justin Theroux, Carrie Coon e Ann Dowd (como Patty, a líder dos Remanescentes).

A série ainda se arrisca a fazer algumas experimentações. No 3º episódio, a família Garvey é colocada um pouco de lado e o foco caí quase que exclusivamente em Matt e sua jornada pessoal. O mesmo acontece no episódio 6, focado em Nora. Já no episódio 9, temos uma volta ao passado, aos momentos que antecederam o Arrebatamento (mas mesmo sendo um prelúdio, não recomendo ver esse episódio antes dos demais).

Pra concluir esse post, que ficou maior que esperava, The Leftovers é um drama complexo e sem soluções simples. É uma série que não tem medo de arriscar e conseguiu encontrar sua própria linguagem. Mais que recomendada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário