16 de fev. de 2010

Guia das Editoras - parte 4: American Manga


Chegamos a parte 4 do Guia das Editoras. Dessa vez falando sobre American Mangá.

(Clique aqui para ver o Guia completo)

Muitas editoras que apareceram na parte 3 do Guia trabalham com mangá, mas hoje vamos falar das editoras especializadas nessa área.

Começamos com aquelas editoras que não estão aceitando submissões, no momento, mas sempre vale ficar de olho. A Tokyopop, por exemplo, não faz muito tempo estava aceitando envio de material, e pode fazê-lo de novo a qualquer momento.

eigoMANGA (Your Half)
Não possui área de susmissões na sua home page.

Seven Seas (Avalon)

Não possui área de submissões, mas conta com um fórum para saber das novidades.

Tokyopop (Vampire Kisses)
Como eu já disse, no momento não recebe material, mas abrir as portas novamente, em breve.

Yen Press (Gossip Girl)
Aceita apenas fanarts, que devem ser enviadas junto com uma autorização assinada. A aturorização pode ser baixada no site.

Agora vamos para a lista de editoras abertas à envio de material.

Antartic Press (Gold Digger)
A editora tem preferência por projetos de minisséries de 1 a 4 edições. Se você tiver algum trabalho publicado, pode enviar um link. Roteiristas podem enviar uma sinopse de 1 a 4 páginas, acompanhada de uma folha de rosto contendo uma visão geral da história, incluíndo o número total de edições e o número total de páginas por edição. Artistas devem enviar um edição completa (22 a 30 págs.) ou pelo menos, já arte-finalizada de arte em sequência.

CMX Manga (Crayon Shin-chan)
Editora ligada ao grupo DC Comics. Procura novos artistas através do DC Talent Search, que já explicado na parte 2 do Guia.

Del Rey Manga (Alive)

A Del Rey Manga não aceita novas propostas sem desenhos, se você é roteirista terá que montar uma equipe primeiro. Uma prospota deve conter uma descrição do conceito da história, um plot detalhado (1 a 2 págs.), descrição dos personagens principais e o primeiro capítulo com 10 a 20 páginas. Artistas devem enviar um portfolio com páginas de mangá, não ilustrações.

Go Comi (Ultimate Venus)
Está a procura de artistas, tradutores e adaptadores. Interessados devem enviar um currículo por e-mail.

Lime Media (Hawaii Star)
Aceita propostas apenas para novos projetos, e somente material pronto para impressão. É necessário entrar no site e baixar um contrato que deve ser enviado assinado por todos os participantes da história junto com a submissão. Você ainda deve enviar seus dados, um resumo de 1 a 3 págs, da história, incluindo também quants edições serão e o número de páginas por edição. De 4 a 8 páginas de arte em sequência, incluíndo o traço à lápis e o desenho arte-finalizado (um total de 8 a 16 páginas). A Lime Media também, aceita propostas para RPGs de mesa e games.

P2 Manga (Dark-N-Light)
Está aberta a submissões até setembro de 2010. Você deve enviar de 10 a 20 págs. completas, já finalizadas, colorizadas e com os textos. Aceitam apenas propostas para novos títulos.

Viz Media (licencia títulos famosos como Naruto e Bleach)
Possui um processo de envio extremamente elaborado. É preciso entrar no site e baixar o guia em .pdf que trás todas as regras.

Bom, ainda existem outras editoras em solo estadunidense, mas já falamos muito sobre a terra do Tio Sam. Na próxima parte do Guia vamos até Portugal falar sobre banda desenhada.

6 comentários:

  1. Obrigado ao meu amigo Quiof, pela colaboração nessa lista.

    ResponderExcluir
  2. Olá Joel

    Estou simplesmente perplexo com o seu trabalho. MUITO BOA sua lista de editoras! Parabéns e obrigado pela ajuda!

    Att
    Pedro Marcelino
    http://conforquadrinhos.blogspot.com
    P.S.: Um iniciante a procura de editoras!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Pedro!

    Muito bom o seu blog e o seu trabalho!

    ResponderExcluir
  4. E sobre editoras japonesas?

    Não sabe se elas recebem projetos de estrangeiros?

    ResponderExcluir
  5. Uma ou outra editora fazem concursos anuais, mas no geral as editoras japonesas não são abertas a material de outros países.

    ResponderExcluir