1 de out. de 2009

Guia das Editoras - parte 2: Big 4




Agora vamos dar continuidade ao Guia das Editoras falando hoje das quatro gigantes americanas: Marvel, DC Comics, Image e Dark Horse, o chamado Big 4.

(Clique aqui para ver o Guia completo)






Dark Horse (Buffy, 300, Sin City)

A Dark Horse tem o processo de envio extremamente elaborado. Você precisa baixar o Contrato de Envio e mandar uma cópia assinada do mesmo junto com o seu material. Há também um Guia de Páginas com muitas informações úteis.

Autores devem enviar um roteiro da estória completa (caso seja uma estória curta), ou as primeiras 8 páginas (no caso de uma série regular). Desenhistas devem enviar 5 ou 6 páginas sequenciadas. O mesmo vale para arte-finalistas. A Dark Horse pode enviar páginas de amostra para serem arte-finalizadas, desde que você mande para a editora um envelope 11"x17" já endereçado a você mesmo com os selos colados.

Coloristas devem enviar 5 páginas de arte sequêncial. Letristas podem enviar no mínimo 5 páginas de uma história mostrando variedade de balões, efeitos sonoros e fontes.


DC Comics (Liga da Justiça, Vertigo, Hellblazer)


A DC Comics possui um programa chamado DC Talent Search, porém estão a procura apenas de artistas. E somente durante a New York Comic Con ou a San Diego Comic Con. Você deve ir pessoalmente a uma das duas convenções e levar seu portfólio ao estante da DC. Se eles gostarem do que virem, irão agendar um encontro entre o artista e um editor da DC Comics.

Lamento, colegas roteiristas, mas a DC não aceita o envio de material não-solicitado.
Entretanto, nem tudo são más notícias, a editora também organiza um projeto chamado Zuda Comics, do qual vou falar melhor na próxima parte desse guia.


Image (Spawn, Powers, Astro City)


A Image só aceita material original, nada com personagens já existentes. E aceitam apenas propostas para novas séries ou graphic novels. Roteiristas não devem enviar textos sem arte, ou serão descartados.

A editora aceita amostras de desenhistas, arte-finalistas, coloristas e letristas. Se eles acreditarem que você tem potêncial, seu portfolio ficará arquivado para possíveis contatos no futuro.

Uma proposta deve conter uma página com a sinopse de toda a série ou do arco de estórias. No mínimo 5 páginas (de qualquer tamanho) arte-finalizadas e com letras. Cores e capa são opcionais.


Marvel (Homem-Aranha, X-Men, Vingadores)

No momento a Marvel Comics está revendo suas regras para envio de material, durante esse processo seram aceitas apenas amostras entregues pessoalmente no escritório da editora.

O jeito é ficar de olho até que as novas regras sejam definidas.



E com isso termina mais uma parte do Guia, espero que seja útil pra você, e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário