10 de set. de 2018

[Resenha] O Herói das Eras - Mistborn #3, de Brandon Sanderson

O Herói das Eras é o terceiro volume da série Mistborn, e encerra a trilogia Primeira Era. Se ainda não conhece, você pode ler no blog as minhas resenhas de O Império Final (volume 1) e O Poço da Ascensão (volume 2).

A nova trama começa dois anos após Vin e Elend terem descoberto o Poço da Ascensão e traz um cenário totalmente mudado. Agora que Ruína está livre, as chuvas de cinzas caem sem parar, terremotos são cada vez mais frequentes e mesmo as brumas se tornaram venenosas. Diante de um fim cada vez mais próximo, a velha gangue divide suas forças: Vin e Elend, casados, buscam ganhar mais poder. Ao mesmo tempo, Sazed, Brisa e Fantasma tentam transformar um poderoso inimigo em aliado.

Quem leu minhas resenhas dos volumes anteriores sabe o quanto gostei das leituras e o quanto me envolvi com o mundo de Mistborn. Como consequência, peguei este livro com as expectativas lá no alto. A boa notícia é que essas expectativas foram completamente superadas.


Mais do que em qualquer outro volume, Sanderson entrega aqui uma narrativa épica, com batalhas entre exércitos grandiosos, raças fantásticas, um mundo à beira da destruição e um contato direto com as maiores entidades dessa realidade: Ruína e Preservação. Ao mesmo tempo, a narrativa nunca perde o foco no lado humano dos personagens, todos bem críveis com em seus relacionamentos, dúvidas, qualidades e defeitos. É maravilhoso notar o quanto Vin e Elend amadureceram, porém, sem perder a essência de quem são.

As reviravoltas surpreendem, principalmente no final, que é totalmente imprevisível. É incrível ver como as várias subtramas vão convergindo para o clímax da história. Diversos elementos do primeiro volume ainda tem consequências, e quem prestou atenção aos detalhes não vai se decepcionar.

O Herói das Eras fecha com chave de ouro uma trilogia que rapidamente se tornou uma das minhas favoritas. Leitura mais que recomendada!

Autor: Brandon Sanderson
Páginas: 688
Ano: 2016
Editora: LeYa

Adquira por este link e ajude o blog a crescer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário