16 de jan. de 2018

[Resenha] O Poço da Ascensão - Mistborn #2, de Brandon Sanderson

O Poço da Ascensão é o segundo volume da trilogia Mistborn, de Brandon Sanderson. Eu já resenhei o volume 1 (leia aqui). Fica o aviso que esse texto tem spoilers do primeiro livro.

Seis meses após a queda do Senhor Soberano, Elend é o rei de Luthadel e Vin é a guardiã da cidade. Juntos com a velha gangue, o casal tenta modelar a nova sociedade. Infelizmente, o mundo ideal com o qual sonhavam está longe de se tornar realidade: as desigualdades persistem, a politicagem ameaça a liberdade e três exércitos inimigos tentam tomar o poder para si. Como se não bastassem esses problemas, Sazed e Vin acreditam que as brumas estão ficando mais perigosas e que uma grande tragédia pode acontecer.

Quem leu a minha resenha de O Império Final sabe o quanto gostei do livro e peguei esse segundo volume com muitas expectativas. Será que se cumpriram? Sim, e não.


Um ponto que eu destaco é a evolução de Elend. Ele passa por um arco interessante, aprendendo a ser rei, e aprendendo também que para mudar o mundo é preciso mais do que boas ideias. Eu, que não simpatizava com o personagem, passei a gostar dele. Também foi interessante conhecer mais a fundo os membros da gangue e a maneira como se relacionam entre si.

Outro elemento de destaque são as críticas que o autor faz aos jogos políticos nas reuniões do parlamento, e às religiões, com o surgimento de um culto à Kelsier, cujos fieis enxergam Vin como uma espécie de messias.

Por outro lado, acho que o livro sofre com um velho mal que aflige o segundo volume de muitas trilogias: ser só um miolo. Falta um começo e um final mais bem definidos. Esse problema deixa o texto lento em vários momentos e acaba afetando diretamente o arco de Vin, bem menos carismática nesse volume e envolvida num triângulo amoroso um tanto forçado.

Pesando altos e baixos, ainda faço uma avaliação positiva. Acho que os pontos altos se sobressaem. A narrativa do Sanderson continua envolvente, com bons diálogos e uma mitologia própria bem rica. O Poço da Ascensão pode não ser tão bom quanto O Império Final, mas consegue manter as expectativas para a conclusão da série.

Autor: Brandon Sanderson
Páginas: 722
Ano: 2015
Editora: LeYa

Adquira por este link e ajude o blog a crescer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário