11 de dez. de 2018

[Resenha] O Encanto de Lerfreut, de M. F. Baladore

Lerfreut é uma nação próspera, onde a magia faz parte do dia a dia das pessoas. Porém, por trás dessa perfeição, escondem-se leis injustas e os problemas internos da família real. Todo o encanto desse mundo pode se perder quando a escuridão começa a se espalhar e almas perdidas surgem para causar destruição.

É nesse contexto que vamos conhecer os filhos do governante de Lerfreut: o casal de gêmeos Leonheart e Everlin. Ele é o herdeiro, mas também é dono de uma personalidade insegura, muito pelo fato de temer o preconceito do pai caso revele sua homossexualidade. Ela é uma moça um tanto mimada e sem amigos, cuja única preocupação real é seu irmão.

Além do avanço da escuridão, a rotina da família também é balançada pela chegada de Bluwen, um jovem estrangeiro dotado de grandes poderes mágicos. Da atração entre ele e Leonheart surge o principal romance do livro.




Voltado para um público feminino mais jovem, O Encanto de Lerfreut é o primeiro volume da série Prodigium. É uma obra que fala sem rodeios sobre amor, homofobia, pais opressores e amadurecimento. A narrativa mantém o foco nos diálogos e os apresenta muito bem. Os personagens soam bastante reais em suas esperanças, sonhos e temores. É interessante a forma como a autora coloca um relacionamento homossexual em primeiro plano. É bom ver personagens LGBT tendo destaque em histórias que não são necessariamente sobre romance e sexualidade.

O ritmo é cadenciado, a trama se desenrola sem pressa, dando tempo para os dramas pessoais se desenvolverem. De fato, mesmo a ameaça das almas perdidas é secundária. Os relacionamentos é que são o destaque do livro.

Aqui vem a minha maior crítica negativa à obra. Embora a autora trabalhe bem seus personagens, a ambientação deixa muito a desejar. Praticamente não há descrições do mundo de Lerfreut. Na verdade, quase toda a história se passa dentro da mansão da família DiLux. Uma pena porque boa parte da diversão de obras de fantasia é justamente conhecer mundos diferentes.

Nada que não possa melhorar nos próximos volumes. Para quem curte os temas propostos pela autora ou uma fantasia com abordagem diferente, O Encanto de Lerfreut é uma boa pedida. Também vale como recomendação para primeiro livro.

Autora: M. F. Baladore
Páginas: 614
Lançamento: 2018
Editora: Pendragon

Adquira por este link e ajude o blog a crescer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário