18 de mar. de 2017

[Dicas para escrever] Os 12 passos da Jornada do Herói


Tudo culpa de Joseph Campbell. Especialista em folclore, mitologias e religiões, Campbell compreendeu que a maioria dos mitos e lendas mais populares compartilhavam diversos elementos entre si. Em 1989, ele compilou seus estudos na forma do livro O Herói de Mil Faces, e no ano seguinte lançou O Poder do Mito.

Nesses livros, Campbell organiza os elementos mais comuns às narrativas épicas na forma de doze etapas, as quais chamou de A Jornada do Herói. De lá para cá, estudar essa jornada passou a ser "obrigatório" para todos os autores de ficção. Aos mesmo tempo em que muitos (inclusive eu) veem a Jornada do Herói como uma valiosa ferramenta, não falta quem torça o nariz, considerando-a ultrapassada e repetitiva.

Abaixo estão as doze etapas da Jornada do Herói e uma breve análise sobre como ela foi utilizada em duas obras bastante populares: Matrix e Jogos Vorazes. Leia, por sua conta e risco, e tire suas próprias conclusões (para quem leu o meu Arcanista fica o desafio: conseguem apontar como cada etapa está presente no livro?).

Uma última coisa antes de começar. Ao contrário do que os críticos da Jornada - e escritores preguiçosos - possam pensar, não se trata de uma fórmula mágica, que deva ser seguida à risca. Observando obras que utilizam a Jornada do Herói não é difícil encontrar etapas sendo subvertidas ou até revertidas, e nem sempre os passos vem na "ordem certa".

1º. passo: O mundo comum
Aqui o herói e seu cotidiano são apresentados.
Matrix: Vemos Neo como um hacker levando uma vida isolada e tediosa.
Jogos Vorazes: Katniss vive no Distrito 12 e caça animais para alimentar sua família.

2º. passo: Chamado para a aventura
Algo drástico acontece, empurrando o herói numa direção que o levará para fora de sua rotina.
Matrix: Graças a uma mensagem em seu computador, Neo vai à uma casa noturna, onde conhece Trinity.
Jogos Vorazes: Quando sua irmã é escolhida para participar dos Jogos, Katniss se oferece para tomar o lugar dela.

3º. passo: Recusa do chamado
O herói se recusa a deixar seu mundo comum, normalmente por medo ou por não acreditar no próprio potencial.
Matrix: Morfeu tenta ajudar Neo a fugir de um grupo de agentes, mas este fica com medo de atravessar o parapeito de um prédio. Em outras passagens, ele não acredita ser O Escolhido.
Jogos Vorazes: aqui temos uma subversão da regra. Katniss não pode se recusar a participar dos Jogos. Ao invés disso, a vemos lidar com a certeza de que não voltará com vida.

4º. passo: Encontro com o mentor
Alguém mais experiente (e quase sempre mais velho) convence o herói a trilhar esse novo caminho.
Matrix: Neo conhece Morfeu pessoalmente, sendo levado a questionar sobre o que é matrix.
Jogos Vorazes: Katniss encontra Haymitch. Aos poucos, ele vai convencê-la a acreditar em suas chances de vitória.

5º. passo: Travessia do limiar
O herói deixa o velho mundo para trás e parte na direção do desconhecido. É o começo de sua transformação.
Matrix: Neo escolhe a pílula vermelha e é desconectado da matrix.
Jogos Vorazes: Katniss e Peeta tomam um trem rumo à Capital.

6º. passo: Testes, aliados e inimigos
Agora que está em um mundo novo, o herói faz novos amigos e se aproxima de seu interesse amoroso, além de encontrar com seus inimigos e passar por provações.
Matrix: Neo conhece o restante da tripulação de Morfeu, também aprende a lutar e fica sabendo sobre as máquinas.
Jogos Vorazes: Katniss se afeiçoa à Cinna e sua equipe. Ela conhece os demais participantes dos Jogos e se prepara para a disputa.

7°. passo: Aproximação da caverna
Superadas as primeiras dificuldades, o herói parte para outra fronteira. Seu objetivo está mais próximo agora, mas os perigos são maiores.
Matrix: Neo é levado à Oráculo na esperança de encontrar respostas, sem desconfiar que os agentes prepararam uma armadilha.
Jogos Vorazes: O início dos Jogos se aproxima e Katniss não sabe em quem pode confiar.

8º. passo: Provação
O herói fica diante de seu maior obstáculo, do maior medo. A tensão está no auge.
Matrix: Para salvar Morfeu, Neo e Trinity entram na matrix e invadem um edifício fortemente protegido.
Jogos Vorazes: Um banho de sangue marca o início dos Jogos. Metade dos participantes são mortos nos primeiros minutos.

9º. passo: Recompensa
É exatamente o que o nome sugere. Depois de superar a provação, o herói está mais forte e recebe algum tipo de recompensa por seu esforço.
Matrix: Neo consegue resgatar Morfeu e agora está mais perto de conquistar o amor de Trinity.
Jogos Vorazes: Após sobreviver ao início dos Jogos, Katniss recebe presentes de seus fãs, como água e comida. Ela consegue passar os dias seguintes relativamente segura.

10º. passo: Caminho de volta
O herói lida com as consequências de sua luta. Em muitos casos, ele tem a chance de abandonar o confronto nesse ponto, mas se nega.
Matrix: Sozinho, Neo é encurralado pelo agente Smith. Ao invés de fugir, decide enfrentá-lo.
Jogos Vorazes: Katniss precisa lidar com a morte de Rue. Depois de ajudar Peeta a se recuperar, deixam seu abrigo para a conclusão dos Jogos.

11°. passo: Ressurreição
Chega a hora do confronto final contra os inimigos. É nesse momento de vida ou morte que a transformação do herói em algo mais do que uma pessoa comum se completa.
Matrix: numa interpretação literal da ressurreição, Neo é baleado, mas volta da morte mais poderoso do que nunca.
Jogos Vorazes: Katniss e Peeta derrotam os bestantes e os últimos participantes. Num momento extremo, ela propõe se suicidarem, mas são impedidos.

12°. passo: Retorno com o elixir
O herói retorna ao mundo comum lá do início, porém, suas experiências o mudaram e ele não vê essa realidade com os mesmos olhos.
Matrix: Neo está de volta à matrix, só que agora pode manipulá-la e até mesmo voar.
Jogos Vorazes: durante o retorno para o Distrito 12, Katniss se torna consciente de que, a partir dali, os olhos de todo o país estarão sobre ela.

6 comentários:

  1. Ótima postagem, Joe! Realmente pode parecer ou até se tornar msm uma estrutura quase dura e mecânica, mas é muito boa pra ajudar na hora que não se tem ideia do que mostrar a seguir.

    ResponderExcluir
  2. Delícia de postagem! Eu já conhecia o termo e os passos, mesmo que não detalhadamente (afinal, estou começando na ficção agora) e até me peguei vendo que meu próprio livro (o próximo) segue mais ou menos esse esquema. Salvei sua mini-aula e vou procurar os livros de Campbell! Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Amei sua postagem! Muito legal você ter pego os 12 passos e demonstra-los nos filmes, deixa bem didático. Vou procurar pelos livros do Campbell, gosto de escrever e isso será bastante enriquecedor para mim, abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oiie! Que dicas incríveis! Eu não sou muito de escrever, confesso que a vontade de escrever algo surgiu recentemente haha. Mas, vou salvar a página para quando bater a inspiração eu ler essas dicas novamente! Adorei!
    abraços!

    ResponderExcluir
  5. Assim como a Carine tb vou adicionar aos favoritos por que as dicas são excelentes pra quem escreve! Grande beijo <3

    ResponderExcluir
  6. Oi Joe, tudo bem?

    eu não conhecia esses 12 passos, até porque não sou escritora e não tenho muito conhecimento nesta área, mas achei simplesmente fantástico. O melhor de tudo é que além de citar os passos você os representou e eu pude perceber a história da Katiniss naqueles passos. Não acho que seja um método antiquado, as pessoas podem melhorá-lo e adequá-lo a sua própria escrita. Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir