10 de jul de 2015

Top 10 - Game of Thrones: Personagens dos livros que não aparecem na TV

Digo por experiência própria que não é fácil ser leitor d'As Crônicas de Gelo & Fogo. Cada livro é um calhamaço por si só. Somando todos, o resultado é um volume de leitura que chega a ser intimidador. Outro problema é o ritmo inconstante do George R. R. Martin que demora vários anos para lançar um novo livro da série. Por essas e outras razões, vi muitos amigos abandonarem a leitura, deixando para acompanhar a trama apenas pela versão para TV.

Bom, essas pessoas vão acompanhar uma história, mas não será a dos livros. Se no começo as duas versões eram muito semelhantes, durante a quinta temporada as diferenças tornaram-se cada vez maiores e, provavelmente, a partir do sexto ano as duas mídias seguirão por caminhos distintos. Como a produção da HBO alcançou a história dos livros, era inevitável tomarem seu próprio rumo. Com isso, muitos personagens importantes na versão literária talvez nunca deem as caras na telinha.

Apresento a vocês um ranking com meus personagens favoritos entre aqueles que dificilmente irão aparecer na TV. Fica o aviso que o texto contém spoilers dos livros. Também vale lembrar que não é impossível que essa turma dê as caras no seriado ou que alguns dos eventos descritos abaixo sejam mostrados de forma diferente (alguns até já foram). Todas as ilustrações utilizadas são do site A Wiki of Ice and Fire

10 – Mãos Frias


Mãos Frias é uma figura misteriosa que vive Para-Lá-Da-Muralha, cavalga um alce e usa um manto que esconde seu rosto. Suas principais características são as mãos cobertas de sangue congelado enegrecido e seus trejeitos de nobreza. Quando Sam e Goiva ficam perdidos no território selvagem, Mãos Frias os conduz de volta à Muralha. Em seguida, ele guia Bran e seus companheiros até o Corvo de Três Olhos.

9 – Irmãos Kettleblack


Osmund, Osfryd e Osney Kettleblack são filhos de uma família de fazendeiros nos arredores de Porto Real, mas sem nenhum título de nobreza. Isso até os três jurarem suas espadas para Cersei, que os consagra cavaleiros. Totalmente fieis à ela, fazem qualquer coisa para continuar em suas boas graças. O mais jovem e galanteador, Osney se torna amante de Cersei e por ordens dela, faz acusações falsas que levam Margaery a ser presa pelo Alto Pardal. Osney só não esperava ele próprio ser preso. Sua confissão leva Cersei a ser capturada também.

8 – Quentyn Martell


Quentyn é o filho mais novo do príncipe Doran e irmão de Arianne. Trata-se de um jovem sério, que quase nunca ri e tem um desejo enorme de provar seu valor. É enviado por seu pai para Meereen, esperando propor casamento à Daenerys e forjar uma aliança com ela. Após a proposta ser rejeitada, tenta roubar os dois dragões que Dany enjaulou. Mas o plano dá errado, terminando com os dragões soltos em Meereen e Quentyn queimado vivo.

7 – Merreca


De origem humilde, Merreca é uma anã que ganhava a vida em apresentações circenses ao lado de seu irmão Tostão. Os dois se apresentaram no casamento de Joffrey, e quando este morreu envenenado, Tostão foi morto por guardas que o confundiram com Tyrion. Sozinha, ela viaja para as Cidades Livres, onde se junta à Jorah Mormont e ao verdadeiro Tyrion, por quem se apaixona. Infelizmente para ela, o Duende não dá o menor sinal de corresponder a seus sentimentos.

6 – Val


Bela e temperamental, Val é uma das principais líderes dos Selvagens. É irmã de Dalla, a esposa de Mance Ryder que morreu ao dar à luz. Após a queda de Mance, Val e seu sobrinho são levados como cativos por Stannis, que pretende usá-la para barganhar uma aliança com o povo do Norte. Mesmo prisioneira, ela ajuda Jon Snow a selar a paz com os Selvagens, exercendo um papel vital no processo.

5 – Jon Connington e Aegon Targaryen


Jon Connington foi um dos poucos lordes a permanecerem fieis ao Rei Louco até o fim. Com a derrota deste, Connington acabou condenado ao exílio. Antes de partir, Varys colocou um bebê sob sua proteção, alegando ser o verdadeiro filho do Rei Louco, Aegon Targaryen (a criança morta durante a rebelião seria uma impostora). Por muito tempo, os dois viveram escondidos sob nomes falsos, porém, a ascenção de Daenerys fez Connington e seus aliados acreditarem que é hora de sair das sombras e reivindicar o trono em nome de Aegon.

4 – Jeyne Poole, a falsa Arya Stark


Filha de uma Casa fiel aos Stark, Jeyne viajou para Porto Real como aia e confidente de Sansa. Quando os Stark e os Lannisters entraram em guerra, Jeyne foi capturada por Mindinho e levada para trabalhar em um de seus bordeis. Após o Casamento Vermelho, ela foi coagida a se passar por Arya e partir para Winterfell, onde se casou com Ramsay como parte de um esquema para legitimar o poder dos Bolton no norte. Seu sofrimento despertou a compaixão de Theon, que a ajudou a fugir do monstruoso marido.

3 – Arianne Martell


Filha do príncipe Doran, a bela e rebelde Arianne tramou para coroar Myrcella e proclamá-la a verdadeira rainha de Westeros, mas o esquema falhou e terminou com Myrcella gravemente ferida e o cavaleiro que a protegia morto. Depois de passar um tempo como cativa, Arianne confronta seu pai, que lhe revela os planos que ele e Oberyn traçaram contra os Lannisters. A partir daí, ela passa a ajuda-lo. Primeiro, convence as Serpentes da Areia a colaborarem. Em seguida, parte para forjar uma aliança com Jon Connington e o jovem Aegon Targaryen.

2 – Irmãos Greyjoy


Tratam-se dos três irmãos de Balon Greyjoy, o rei de Pyke que morreu ao cair no mar. Com o príncipe herdeiro em poder dos inimigos, Auron, um sacerdote do Deus Afogado, convocou uma assembleia para que um novo rei fosse escolhido. O coroado foi Euron Olho-de-Corvo, comandante da maior frota naval do mundo. Tão logo assume o poder, Euron entrega um berrante mágico à Victarion e o envia além-mar com uma missão: capturar Daenerys Targaryen e seus dragões. Ele está a caminho…

1 – Senhora Coração de Pedra


Catelyn Stark e seu filho, Robb, o Rei do Norte foram assassinados juntamente com vários de seus aliados no Casamento Vermelho. Mas a jornada de Catelyn não terminaria dessa maneira. Beric Dondarrion, um fora-da-lei que costumava servir os Stark encontrou o cadáver de sua antiga senhora boiando no rio e não teve dúvidas. Ressuscitado pela benção do deus R’hllor, Dondarrion transferiu o poder que o mantinha vivo para Catelyn, revivendo-a através de seu sacrifício. Agora chamada Senhora Coração de Pedra, Catelyn não pode falar devido ao corte que sofreu na garganta, sempre carrega consigo a coroa que pertencia a seu filho e vive por um único desejo: vingança.

5 comentários:

  1. Parece que a esposa do Ned Stark dará as caras na proxima temporada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será? Não vi nenhuma foto dela nos sets. O Kit Harington, por exemplo, já foi visto

      Excluir
  2. E apareceu Euron e Mãos-frias! Adorei tua lista, por que a maioria das listas dos youtubers americanos colocam o Edric Storm. NINGUÉM SE IMPORTA COM AQUELE PESTINHA BASTARDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei da ideia da série de colocar o Gendri no lugar do Edric. Obrigado pelo comentário

      Excluir
  3. Com as series você pode se identificar com cada personagem. Adorei Guerra dos Tronos serie, conta uma trama extraordinária. é muito fiel aos livros, espero ansiosamente a seguinte temporada. Pelos resumes que li, Game of Thrones 7 promete muito para o espectador e espero que assim seja. Deixe de ver a serie há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a última temporada por todos os spoilers. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.

    ResponderExcluir