12 de ago de 2012

Light Novels e o problema da expectativa do leitor

Abaixo seguem alguns trechos de uma ótima coluna no site da Revista Fantástica. O tema gira em torno de light novels (clique aqui se você ainda não conhece), e principalmente analisa porque esse formato ainda não conseguiu emplacar no Brasil. Ao final do texto, tem uma boa lista de links para quem quiser saber mais sobre light novels ou procura algumas dicas de leitura.


O sucesso dos mangás e dos animes no Brasil, em questão de uns dez anos pra cá, transformou o gosto pela cultura pop japonesa de coisa de nicho em algo comum – assim como aconteceu com a própria cultura nerd e geek, com os videogames, RPGs e até, um pouco antes, com as histórias de ficção e fantasia no geral.

Agora não é mais tão raro ver pessoas, na maioria jovens, lendo os quadrinhos japoneses no metrô, no ônibus ou em demais locais de espera e de trânsito (...) paralelamente, o próprio mercado literário brasileiro vem entrando em franca expansão, e contando com um público cada vez mais aberto e receptivo.

Ou seja, o pessoal curte coisas do Japão, e curte ler. Um prato cheio pra introduzir no mercado um formato de publicação que una ambos os interesses: é só publicar, que vai bombar!

Em 2006, foi introduzido no mercado brasileiro esse novo gênero que une romance (prosa) com ilustrações e características típicas dos quadrinhos japoneses. (...) Alguém aqui se lembra dos títulos...? [continue a leitura]

4 comentários:

  1. Ei joe sabe o que ouve com o site da quadrinize?Ele simplesmente saiu do ar sem aviso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um problema de hospedagem, mas o pessoal já está trabalhando pra resolver isso.

      Excluir
  2. Ah bom,por pouco pensei que o Daniel tivesse desistido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o Daniel se afastou um pouco dos projetos, mas a Mari está cuidando de tudo.

      Desistir jamais \o/

      Excluir