20 de dez. de 2020

[Resenha] Luzes do Amanhã e Outros Contos, de Sandro G. Moura

Essa é uma coletânea com características próprias. Em geral, livros desse tipo costumam se focar em apenas um gênero principal ou um tema central. Em contrapartida, Luzes do Amanhã traz nove contos divididos em três gêneros: cyberpunk, steampunk e fantasia.

O que fica evidente na leitura dessa obra é a capacidade do autor de criar ambientações elaboradas em poucas páginas. A narrativa tem é dinâmica e sólida em cada conto.

O livro abre com três histórias cyberpunk, incluindo aquele que dá título à obra: Luzes do Amanhã.  Todos os contos dessa seção se passam no mesmo mundo e se complementam. As tramas giram em torno de uma corporação corrupta que transformou a clonagem num negócio milionário. Cápsula de Liberdade é meu conto favorito em toda a coletânea e considero uma aula de como construir uma narrativa sólida e envolvente. Essa foi a seção que mais gostei do livro. O universo mostrado aqui é bastante complexo e os personagens são totalmente envolventes. Quando o terceiro conto chega ao fim, deixa no ar um forte gostinho de "quero mais".

Na sequência somos apresentados a um curioso universo steampunk que combina as lendas do rei Arthur com armaduras gigantes movidas à vapor. Em apenas três contos curtos, o autor entrega uma história completa com começo, meio e fim. O senso de aventura é grande e as tramas possuem bastante energia.

A seção de fantasia é diferente das demais: aqui não temos um único mundo. Cada conto é fechado em si. Temos uma história medieval eletrizante, uma trama envolvendo uma figura bíblica (onde se vê bem as opiniões fortes do autor) e um conto de vampiros com uma interessante reviravolta.

Em resumo: uma ótima leitura que eu recomendo demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário