19 de out. de 2018

[Indicação de game] Tales of Berseria


Mesmo sendo um grande fã de RPG japoneses, por alguma razão misteriosa nunca tive muito contato com uma das franquias mais importantes desse gênero: a série "Tales of..."Me lembro de ter jogado Tales of Mana, lá atrás no Super Nintendo. Depois dessa longa ausência, finalmente voltei para jogar Tales of Berseria.

O game conta a saga de vingança de Velvet: uma jovem de bom coração e até um pouco inocente que testemunha a morte de seu irmão num ritual que também a afeta, transformando-a num demônio. Após passar três anos trancafiada numa masmorra, Velvet consegue escapar e vai em busca do acerto de contas.

Não tem como falar desse jogo sem falar da sua heroína, ou melhor, anti-heroína. Velvet é uma personagem bastante interessante. Embora seu desejo de justiça seja legítimo, as experiências que passou a transformaram numa mulher fria e implacável, que não se importa em incendiar uma vila inteira para escapar de seus inimigos.


O grupo de aliados que Velvet reúne inclui figuras tão questionáveis quanto ela própria: feiticeiras, piratas e monstros são só alguns dos seus amigos. A maneira como lida com personagens menos heroicos do que se costuma ver nos JRPGs é um diferencial em Berseria.

As batalhas do game são em tempo real e acontecem num ritmo frenético. Além disso, também é possível customizar combos, desmontar equipamentos e forjar outros novos, mudar a aparência  dos personagens e até cozinhar pratos que concedem bônus nas batalhas. Apesar de toda essa complexidade, o sistema é maleável o bastante para você escolher jogar de uma forma mais simples ou mais elaborada.

Ah, e antes que eu me esqueça, o game está disponível com legendas em português.


Até aqui tudo ótimo, certo? Bom, Berseria também tem pontos negativos que podem ser um tanto incômodos. Quem gosta de compartilhar gameplays, salvar vídeos dos jogos ou apenas tirar prints da tela pode se decepcionar. No PS4, nenhuma dessas funcionalidades está disponível por conta de uma decisão polêmica da Bandai.

O game foi lançado em 2016, mas tem um estilo datado. Os gráficos estão longe de serem comparados com outros games do mesmo período, e os cenários são bem genéricos, principalmente dentro das dungeons. Apesar dos combates serem divertidos, podem se tornar repetitivos com o tempo. Também há um número excessivo de tutoriais, sem a opção de desligá-los.

Colocando prós e contras na balança, faço uma análise positiva de Tales of Berseria. Certamente, não é um jogo perfeito, mas é bem divertido, com uma boa história e personagens bastante carismáticos.

Plataformas: Playstation 4, PC
Gênero: JRPG
Estúdio: Bandai
Lançamento: 2016

Adquira por este link e ajude o blog a crescer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário