24 de abr. de 2018

[Resenha] Melodia Mortal, de Pedro Bandeira & Guido Carlos Levi

Livros, TV, quadrinhos, games... Sherlock Holmes está em toda parte. Sua fama não vem apenas dos livros escritos por seu criador Arthur Conan Doyle. Como se trata de um personagem em domínio público, qualquer um pode escrever uma história com ele.

Mas essa resenha não é pra falar de qualquer um, mas sim de um dos meus autores nacionais favoritos: Pedro Bandeira, da ótima série infanto-juvenil Os Karas. Melodia Mortal foi escrito por Bandeira em parceria com Guido Carlos Levi.

Antes de me aprofundar na resenha, preciso dizer que esse livro traz uma das propostas mais diferentes que já vi.


Melodia Mortal é dividido em 8 capítulos, o primeiro e o último são o prólogo e o epílogo. Os outros capítulos são contos protagonizados por Sherlock e seu inseparável amigo Watson. Cada conto apresenta uma situação paralela à morte de um grande compositor da música clássica: Mozart, Beethoven, Tchaikovsky e outros. Em meio às investigações surgem teorias que desafiam o que se sabe sobre a vida e o falecimento dos músicos.



Após cada conto, a história salta para o tempo presente e mostra um grupo de médicos - fãs do Grande Detetive - debatendo as teorias levantadas por Holmes, além de falar sobre o que a medicina moderna e estudos recentes tem a dizer sobre elas. E para encerrar o capítulo, segue uma minibiografia do músico que foi estudado.


É notável o trabalho árduo de pesquisa realizado pelos dois autores, assim como também merece elogio a capacidade em manter a trama interessante e divertida, sem se tornar didático demais em nenhum momento.

É um livro curto e bem gostoso de ler, valendo como uma ótima diversão descompromissada e uma boa oportunidade de conhecer mais sobre alguns nomes imortais do mundo da música.

Autores: Pedro Bandeira & Guido Carlos Levi
Páginas: 240
Ano: 2017
Editora: Fábrica 231 (Rocco)

Adquira por este link e ajude o blog a crescer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário