13 de jul. de 2017

[Resenha] Star Wars: Ahsoka, de E.K. Johnston

Se existe uma prova da força do universo expandido de Star Wars, é Ahsoka Tano, personagem que se tornou extremamente popular entre os fãs da franquia mesmo sem nunca ter aparecido em nenhum dos filmes. Nosso primeiro contato com ela foi como a jovem aprendiza de Anakin Skywalker na excelente série animada Clone Wars (que eu falei aqui). Mais tarde, vamos reencontra-la em Rebels, já adulta e uma das guerreiras mais poderosas da galáxia.

Escrito pela autora E.K. Johnston, o livro Star Wars: Ahsoka se passa após o filme A Vingança dos Sith. Mais precisamente, a história começa quando a ascensão do império completa um ano.

Tendo sobrevivido ao extermínio dos jedi, Ahsoka agora vive atormentada pelos sentimentos de derrota e solidão. Caçada pelas forças imperiais, busca refúgio num mundo rural afastado. Logo se estabelece como mecânica e se afeiçoa às irmãs Kaeden (que se apaixona por Ahsoka) e Miara, e também ao círculo de amigos das duas. Porém, a rotina pacata de Raada é perturbada pela chegada repentina do império, numa missão comandada pelo Sexto Irmão Inquisidor. Se quiser proteger seu novo lar da opressão imperial, ela precisará reencontrar seu espirito de luta.

Com uma narrativa young adult, Star Wars: Ahsoka se diferencia de outras obras da franquia. Temos uma cota de lutas e naves espaciais, porém o tom é menos épico e mais intimista. A autora faz um ótimo trabalho mergulhando na mente de Ahsoka e explorando seus sentimentos e o estresse pós-traumático, além de amadurecer a personagem sem perder sua essência.

Senti falta de mais descrições físicas dos cenários e personagens, afinal de contas, o universo Star Wars sempre teve um imenso apelo visual. Também achei que há uma ligeira pressa na resolução de certos confrontos. Por outro lado, o ritmo narrativo é muito bom e a autora acerta ao manter a trama focada, entregando uma leitura divertida e descompromissada.

Um livro recomendado para quem curte ficção cientifica e Star Wars, e é claro, para os fãs de Ahsoka Tano. É importante lembrar que esse livro ainda é inédito no Brasil, mas deve chegar em breve.

Adquira por este link e ajude o blog a crescer:

7 comentários:

  1. Olá amore,
    Gostaria de dar os parabéns pela resenha, que está bem completa e sincera, mas não é um gênero que eu curta não, então vou passar a dica dessa vez!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  2. Olá Joe,
    Curto e não curti Sci-Fi, não sei explicar. Eu gosto, mas não leio muito sabe? Star Wars é uma série que não tenho a mínima vontade de ler, pois sinto que não vou curtir, já que os filmes não me agradaram. Sei que isso não é parâmetro. Vu passar a dica por enquanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Joe.
    Eu adoro Star Wars, mas não conhecia esse livro. Adorei a resenha e com certeza já vou colocá-lo nos meus desejados.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Não curto esse mundo Star Wars, mas parece ser uma boa história, vou indicar aos meus amigos que curtem esse universo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Joe, tudo bem?
    Confesso que amo o mundo Star Wars apenas nos filmes, muito amor por eles. Mas em livros nunca tive curiosidade de ler. Achei super interessante saber um pouco mais sobre a personagem, acredito que ela deve ser um personagem forte e cheio de personalidade... adorei a sua resenha. Xero!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Joe! Nunca li nada de Star Wars, amo a saga de filmes, assisti todos. Mas, em relação aos livros, não tive contato. Gostei bastante da premissa desse livro, fiquei curiosa para conhecer mais sobre ela, abraços!

    ResponderExcluir
  7. Ah, me senti como a criança que pensa que vai ganhar um doce e ele é tirado da boca... Rs... Vou ter que esperar chegar no Brasil. Amo ficção científica e Star Wars, mas incrivelmente nunca tinha ouvido falar da personagem. Quero conhecê-la!

    ResponderExcluir