6 de set. de 2014

Top 5 - Bons Livros Que Renderam Bons Filmes

Não é de hoje que o cinema busca inspiração na literatura. Não é difícil ver adaptações que causam calafrios nos leitores, mas também existem muitos bons exemplos parcerias livro/filme bem sucedidas.

Até dizem por aí que é mais fácil gostar das duas versões quando você assiste o filme primeiro, o que, talvez seja verdade. Nesse Top 5, eu listo minhas obras favoritas em que gostei tanto da versão literária, quanto da cinematográfica, e a quinta posição é a única em que experimentei o livro antes.

Seja como for, aqui vai a lista. Quem quiser, pode deixar outras obras nos comentários.

5 – Solaris, de Stanislaw Lem


O livro é um sci-fi que narra os estudos mal-sucedidos de um grupo de cientistas em Solaris, um planeta completamente coberto por um oceano que, na verdade, é uma forma de vida inteligente. Ao mesmo tempo, o oceano também parece estudar os exploradores, criando replicas de pessoas que estes conheceram no passado. É o que acontece com o psicólogo Kris Kelvin, que se depara com uma sósia de sua falecida esposa.

Já foram duas adaptações para o cinema: uma de 1974 e outra de 2002, com George Clooney no papel de Kelvin. Essa segunda adaptação mantém a ideia original, mas traz uma abordagem bem diferente, com um foco maior no triller  psicológico e na relação de Kelvin com a réplica de sua amada. Ao invés de um planeta, temos uma estrela próxima ao fim de seu ciclo. O resultado são duas obras diferentes entre si, mas ambas são bem legais.


4 – Jogos Vorazes, de Suzanne Collins


A trama do livro (o primeiro volume de uma trilogia) gira em torno dos Jogos Vorazes, um reality show brutal, organizado pelo governo, em que 24 adolescentes são deixados em um ambiente hostil para se digladiarem até que apenas um saia com vida. Quando sua irmã caçula é sorteada para participar dos Jogos, a jovem caçadora Katniss Everdeen se oferece como voluntária para tomar o lugar dela.

O longa de 2012 não foi apenas um gigantesco sucesso, como também trouxe dois elementos incomuns para os blockbusters hollywoodianos: uma boa personagem feminina como heroína de ação e uma crítica social forte. O filme é bastante fiel ao livro e ainda tem Jennifer Lawrence (perfeita como Katniss) no elenco.


3 – Frankenstein, de Mary Shelley


O livro narra a infeliz trajetória de um cientista chamado Victor Frankenstein, revelando como sua obsessão com a vida e a morte o levou a estudar ciências até se tornar capaz de criar uma criatura inteligente em seu laboratório. A narrativa prossegue relatando a série de eventos  trágicos que levara criatura e criador a se voltarem um contra o outro.

Frankenstein e seu Monstro já deram as caras em incontáveis filmes. O meu favorito é Frankenstein de Mary Shelley (1994), com Kenneth Branagh e Robert De Niro. O longa tem uma atmosfera gótica que casa bem com a ambientação do livro e se mantém fiel ao original, fazendo mudanças apenas no arco que envolve a Noiva do Monstro.


2 – Drácula, de Bram Stoker


Por meio de relatos, o livro conta como o vampiro Drácula engana o corretor Jonathan Harker para comprar terras na Inglaterra e viaja para Londres, onde passa a assediar Mina Murray e sua amiga Lucy. Alertado da ameaça, o professor Van Helsing reúne um grupo, que inclui seu pupilo Jack, um americano chamado Quincy Morris, o noivo de Lucy, Arthur, além do próprio Harker. Juntos, eles iniciam uma luta contra as diabólicas forças de Drácula.

Como um dos maiores ícones da cultura pop, Drácula está presente em uma lista interminável de games, HQs e filmes. No cinema, acredito que a obra que melhor adaptou o livro foi Drácula de Bram Stoker (1992). Com direção de Francis Ford Copolla e um elenco estrelado, o filme traduz a linguagem do romance do século 19 para os tempos modernos. Mesmo as pequenas mudanças funcionam bem. Aqui temos a figura do vampiro sedutor em sua melhor forma.


1 – Entrevista Com o Vampiro, de Anne Rice


No livro, o charmoso Louis de Pointe conta a um jovem repórter a história de seus 200 anos de vida. Louis narra como, após a morte do irmão, conheceu o belo Lestat, que o transforma em vampiro e o conduz pelos caminhos dessa nova vida. Anos mais tarde, eles transformam uma menina chamada Cláudia em vampira. À medida que a mente de Cláudia envelhece, o trio compartilha uma relação cada vez mais complexa.

Em 1994, o livro ganhou uma excelente adaptação com um elenco recheado de galãs e uma jovem Kirsten Dunst. O longa é bem fiel ao enredo original, mas com uma abordagem diferente, mais focada nas alegorias e na figura romântica do vampiro, enquanto que a obra de Rice fala sobre a atração irresistível exercida pelo sobrenatural. Eu recomendo tanto o livro, quanto o filme. São experiências diferentes que se complementam com perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário