12 de out de 2012

NaNoWriMo: o mês da escrita

Novembro está chegando, e com ele também chega um desafio geral para nossos amigos escritores: o NaNoWriMo. Essa sigla de pronúncia engraçada significa National Novel Writing Month, ou em bom português, algo como Mês Nacional de Escrever Livros.

O NaNoWriMo começou em 1999 nos Estados Unidos com 21 participantes. Atualmente, esse número passa de 200 mil participantes do mundo inteiro. O desafio consiste em escrever um livro de, no minimo  50.000 palavras em apenas um mês (de 1 a 30 de novembro para ser mais exato).

É verdade que, a principio esse número pode assustar, afinal para alcançar a meta é preciso escrever cerca de 1.667 palavras por dia, porém, cabe lembrar que não se trata de uma competição. Longe disso, basta olhar a premiação para quem realizar a façanha: um certificado, um emblema e algumas artes para camisas.

O grande objetivo do NaNoWriMo é incentivar as pessoas a escrever e ajudar a criar um ritmo diário de escrita. Outro objetivo é estimular a interação entre os participantes com fóruns direcionados por regiões e o Brasil possui seu próprio fórum. Vale ressaltar que há usuários que sequer chegam a escrever, participando apenas como observadores, ou conversando com o pessoal.

Ou seja, o que realmente vale é a experiência. Esse ano, vou participar pela primeira vez, e pra ser sincero com vocês, nem estou preocupado se vou conseguir atingir a meta de 50.000 palavras.

Para quem estiver interessado em participar do desafio desse ano, basta acessar o site oficial do NaNoWriMo e se cadastrar gratuitamente. A página é em inglês, mas uma das participantes, a Raíssa Muniz postou em seu blog um guia passo-a-passo bem detalhado para ajudar a galera.


Eu já sei o que vou fazer em novembro. E você?

2 comentários:

  1. Ótimo post! Esse ano também farei de tudo para participar.
    Obrigada pela citação, Joe! Nos vemos no NaNo! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Raíssa, te vejo lá ^^

      Excluir