23 de abr. de 2011

[Dicas para escrever] Elaborando um projeto - parte 2

Chegou enfim a hora de elaborarmos o nosso projeto. Se você não viu a primeira postagem sobre o assunto, dê uma lida para compreender melhor tudo que será dito aqui.

Como exemplo, estou usando uma proposta minha mais antiga para uma história chamada A Odisséia de Ulisses. Mais uma vez quero lembrar que esse post não teve ser lido como um guia definitivo, a ideia é apenas ajudar novos autores a terem uma melhor noção de como elaborar um projeto.

E não deixe de registrar sua história antes de enviar um projeto.

Folha de Rosto
Aqui não tem muito o que dizer, uma folha com o título da história em destaque, seguido do nome dos autores. Alguns já aproveitam esse espaço para deixarem o e-mail de contato de cada um da equipe.

Apresentação
Eis uma parte vital do nosso projeto. Em primeiro lugar a carta de apresentação deve conter o plot e a sinopse. O plot deve ter entre 3 e 5 linhas e ser o mais sucinto possível. Ex.: 

     Após a Guerra de Tróia, Ulisses está ansioso para voltar a seu lar. Mas um incidente faz com que sua nau fique perdida em alto-mar. Em uma jornada épica, Ulisses irá enfrentar o poder dos deuses na busca por seu caminho de volta para casa antes que tudo que ama seja tomado.

Seguindo com a apresentação você pode trazer a sinopse da história e considerações sobre o cenário, os simbolismos. Também informe o número de páginas da HQ, ou quantas páginas cada capítulo terá (incluindo todas as capas), se será em preto-e-branco ou colorida, o público-alvo, etc.
O objetivo da carta de apresentação é mostrar se seu projeto é consistente e se tem potencial. Algumas editoras pedem apenas o envio da carta de apresentação, cujo tamanho ideal é de 1 folha.

Resumo da História
A seguir, a proposta deve mostrar o resumo da sua história. Se a sua proposta é de uma série longa, você deve apresentar o resumo do primeiro arco de histórias, já para um one-shot ou minissérie, conte a história completa. Perceberam? Eu disse "completa".
Há quem pense que não se deve contar a história até o fim para deixar o editor curioso. Simplesmente não é assim que funciona!!! Conte sim, até o final. O projeto serve justamente para que a editora conheça o seu trabalho e decida se vai investir dinheiro nele.
Esse resumo deve ser escrito de forma direta, sem suspenses e sem slogans do tipo: "Nosso herói irá se salvar?". Diga exatamente o que acontece. Muitas editoras pedem que o resumo tenha apenas 1 folha (outras oferecem mais espaço).

Lista de Personagens
O próximo item da nossa proposta é uma lista dos personagens mais importantes, seguido de um pequeno texto falando sobre a aparência, personalidade e sua participação na história. Novamente, é preciso ser econômico, já que o ideal é que esse texto tenha no máximo 3 linhas. Ex.:

     Ulisses - é o protagonista. Possui cabelos castanhos e barba rala, usa armadura grega. Suas maiores armas são a inteligência e a sagacidade. Destemido e heróico, nunca desiste de voltar pra casa.

Autores
Pra encerrar o texto, dados sobre todos os participantes envolvidos: roteirista, letrista, colorista, etc. Informe os nomes verdadeiros e completos, e-mail de contato, sites, e experiências anteriores de todos. Uma boa dica é acrescentar o título do projeto e e-mails no cabeçalho e numeração no rodapé. Na hora de salvar o arquivo, coloque o nome dos autores junto ao título sem espaço, ou com underlines no lugar dos espaços.
     
     Ex1.: Aodisseiadeulissesjoedelimarafalee.doc
     Ex2.: A_Odisseia_de_Ulisses_Joe_de_Lima_Rafa_Lee.doc

Desenhos
É extremamente comum que as editoras peçam que sejam enviados desenhos junto com as propostas. Quase sempre, páginas da história. O mais comum são 5 páginas, mas algumas editoras pedem mais, outras menos. Se possível, você pode acrescentar esboços dos personagens, cenários e veículos. Isso vai de acordo com as regras de cada editora.

Bom, essas são as linhas gerais de como elaborar um projeto. Abaixo segue o exemplo completo do projeto de A Odisséia de Ulisses.

Mais uma vez vale lembrar, antes de enviar um projeto, saia um pouco do papel de autor, coloque-se no lugar do leitor e pense bem se você compraria o seu trabalho. O resto é com você. Boa sorte!

Projeto Quadrinhos                                                                                                   

4 comentários:

  1. informações muito úteis! :)
    eu tenho uma pequena dúvida

    A HQ já deve estar totalmente completa antes de enviar o projeto para as editoras?

    porque estive pensando, se a HQ for recusada todo o esforço do desenhista seria em vão

    desde já obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walber, eu acredito que ter uma HQ completa só é necessário se a editora deixar isso claro em suas regras.

      Se a HQ for aprovada, o mais provável é que o editor fazer algumas revisões antes de ser produzida.

      Excluir
  2. Informações muito importantes, Joe eu faço quadrinhos há anos e não sei como publicá-las, se precisam estar registradas ou não. Corro o risco de alguém plagiar, se a editora não aprovar o projeto. Bom os meus poucos leitores dão boas criticas aos meus HQs, são eles pessoas conhecidas e desconhecidas. Inclusive até criei um selo de revista para super heróis, outra para kids e outra para revista de heróis adultos. Tenho tantas ideias que fica difícil lhe dar com tanta informação no qual eu mesmo crio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Lucas! Adoro escrever quadrinhos, mas atualmente estou mais focado na literatura.

      Obrigado por comentar e boa sorte com seus projetos!

      Excluir