27 de jul. de 2020

[Resenha] Resto de Vida - vol. 01, de Eliza Edgar

Anos 90. Um programa de auditório recebe dois grupos musicais adolescentes: um deles formado apenas por garotas, o outro formado por rapazes. É ali mesmo, diante das câmeras, que Lucy conhece Benjamin. Essa atração é o gatilho que inciará uma série de eventos, mudando para sempre as vidas de ambos e também de todos que conhecem.

Numa trajetória que se estende por mais de uma década, Eliza Edgar nos convida a testemunhar personagens crescerem, amadurecem e terem filhos. Vemos ascensões e quedas, amores e corações partidos, gestos de bondade e gestos de crueldade, alegrias e tristezas.


A sensação que temos é a de estar observando pela janela enquanto a vida dos personagens se desenrola. É interessante que todos os (muitos) personagens tem a mesma importância, cada um com sua própria história, seu passado e relacionamentos. Assim como no mundo real, ninguém é inteiramente bom ou inteiramente mal, todos têm seus momentos.

Essa é uma das resenhas mais difíceis que já escrevi, isso porque Resto de Vida tem características únicas. A narrativa é extremamente focada em diálogos, com descrições mínimas. O texto é bastante dinâmico e evolui rapidamente, cada capítulo traz uma quantidade realmente grande de informação.

Outra característica é que a história não é inteiramente linear. Trechos do passado surgem aqui e ali sem aviso, embora não seja difícil entender quando se trata de um flashback.

Ao fim, Resto de Vida apresenta um mosaico rico e elaborado. É uma boa dica para quem curte obras de drama e experiências diferenciadas. Mas estejam prontos para emoções fortes

2 comentários:

  1. Eu adorei a resenha. Resto de Vida é um dos livros mais incríveis que eu já li.

    ResponderExcluir
  2. Eliza Edgar na conta do marido, rs.

    Joe, mais uma vez, preciso dizer o quão admirada fiquei pela tua percepção, o quão aguçada ela é.
    Amei as alegorias, o modo como você expressou, melhor do que eu, a autora, rsrs.
    Muito obrigada por ter se aberto à ler o meu trabalho e por compartilhar tua opinião sobre ele.

    ResponderExcluir