5 de jun. de 2017

[Resenha] Leviatã Desperta, de James S. A. Corey

Leviatã Desperta é o primeiro volume da série de ficção cientifica The Expanse, escrita por dois autores: Daniel Abraham e Ty Franck sob o pseudônimo James S. A. Corey. Li esse livro em inglês, antes de ser lançado no Brasil, por isso vou manter os termos de acordo com a versão original.

A trama de Leviatã Desperta se passa alguns séculos no futuro e, embora ainda não existam viagens interestelares, todo o Sistema Solar foi colonizado. Nesse cenário, existem duas forças dominantes em constante tensão: a Terra e as colônias marcianas. Além destes, uma terceira facção vem ganhando força: a OPA (Outer Planets Aliance), organização que comanda o Cinturão de Asteroides, onde vivem os Belters, cuja sociedade foi erguida em estações espaciais e em cidades construídas no interior dos asteroides maiores.

O livro acompanha duas tramas paralelas: no asteroide Ceres, o detetive John Miller aceita a tarefa de encontrar uma jovem desaparecida chamada Julie Mao, a filha rebelde de um dos homens mais ricos do Sistema Solar. Ao mesmo tempo, no espaço, uma nave cargueira é alvo de um ataque e apenas cinco membros da tripulação conseguem escapar: o imediato James Holden, a especialista em comunicações Naomi, o mecânico Amos, o piloto Alex, e Shed, um médico.

Enquanto busca respostas para o que aconteceu com sua nave, Holden torna-se acidentalmente o pivô de um evento que deflagra uma guerra entre Terra e Marte. O confronto, no entanto, pode não passar de um subterfúgio para esconder um segredo capaz de abalar o Sistema Solar.

Olhando assim, o cenário de Leviatã Desperta parece demasiadamente complexo, mas as intrigas políticas ficam em segundo plano na maior parte do tempo, favorecendo cenas de ação e tensão que vão de tiroteios a confrontos de naves espaciais, em cenas que evocam, hora Star Wars, hora Star Trek.

Esse livro é um dos melhores exemplos de narrativa cinematográfica que já vi. O ritmo é rápido e as reviravoltas são constantes. Os capítulos acompanham alternadamente os pontos de vista de Holden e Miller, personagens que não poderiam ser mais diferentes. Holden é um cowboy do espaço: jovem, idealista, temerário e metido a conquistador. Já Miller é um detetive noir: veterano, amargo e de espírito quebrado. As sequências em que os dois estão juntos são as melhores do livro.

Um defeito é o fato dos personagens serem um tanto arquetípicos. Ainda assim, a construção de mundo e a trama interessante ofuscam esse ponto negativo.

Leviatã Desperta é um livro muito divertido que eu recomendo, especialmente para os fãs de ficção cientifica. Cabe ressaltar que a série The Expanse ganhou uma adaptação para a TV disponível na Netflix. O trailer está aí embaixo.

Autor: James S. A. Corey
Lançamento: 2017
Páginas: 448
Editora: Aleph

14 comentários:

  1. Só não gostei de ser o primeiro volume de uma série porque estou com várias pra terminar, rs, mas adoro ficção científica e com certeza leria. Acho que vou conferir a adaptação antes!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Joe!
    Gostei muito da premissa do livro! Como fã de sci-fi, sei que seria uma ótima leitura, especialmente pela cenas de ação e reviravoltas. Só de assistir o trailer já fiquei empolgada e fui colocar o seriado na minha lista. Espero poder conferir o livro tb!

    ResponderExcluir
  3. Oi.

    Não conhecia ainda este livro. Não sou muito fã desse gênero, mas o livro parece ser bem interessante e acredito que vale a leitura. Vou anotar o nome para assim que surgir a oportunidade, eu procuro onde comprar o livro.

    ResponderExcluir
  4. Olá Joe,
    Ainda não conhecia esse título e, bem, não fiquei interessada, pois eu esperava que a história fosse complexa como você disse que aparentava. Não achei legal as questões políticas terem ficado em segundo plano, acho que elas são importantes para a história e, se eu lesse, gostaria de ber mais disso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Amo ficção-científica! Enquanto lia sua resenha, fiquei imaginando todo o cenário na minha cabeça! Não conhecia o livro e curti demais a premissa! Amei o trailer da série, mais uma que vou assistir! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olaa
    Não é meu gênero favorito mas gostei muito da premissa eu não conhecia e espero conseguir ler em breve, gosto de livros com continuações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Tenho uma quedinha por ficção científica e esse livro já despertou minha curiosidade de cara, pois realmente parece ser muito bom e com várias reviravoltas. Gosto de livros corridos, que não ficam na mesmice, por isso, a chance de curtir essa obra é gigantesca. Já estou muito curiosa para ler, espero fazer isso em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Joe...
    Ando meio fugindo de início de séries para comprar... menino não tô dando conta haha. Curti demais a sua resenha... adoro uma ficção científica e é claro que já tem a série no netflix, vou tentar conferir por lá. xero

    ResponderExcluir
  9. OOi!
    Amo ficção científica em filmes e séries, mas confesso que nem tanto nos livros. Ainda assim, gostei bastante da premissa, e saber que é divertido me anima bastante. Espero ter a oportunidade de lê-lo um dia. :)

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu vi esse trailer e adorei, não sabia da existência da obra.
    Já vou procurar para ler.
    Um beijo e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  11. Oi Joe, tudo bem?
    Adoro essa editora, pois sou fã de ficção científica e ela sempre traz excelentes obras do gênero. Eu gostei muito desse enredo das situações acontecerem, camuflando os verdadeiros interesses. Não vejo a hora de me aventurar nessa trama cheia de ação e reviravoltas. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Adoro ficção científica, mas faz tempo que não leio uma realmente boa, mas pelo que li na sua resenha, ele parece que vai me surpreender pois o enredo parece ser muito interessante. Já quero ler!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Lendo sua resenha tive a sensação de estar assistindo a um filme de ação e aventura, o ritmo com que vc escreve desencadeia uma sensação muito agradável, parabéns.
    Não conhecia o livro e ele me parece muito interessante, mas por fazer parte de uma série, certamente não investirei nele no momento.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Gostei da resenha, não conhecia o livro, porém já posso dizer que achei muito interessante, fiquei curiosa para ler, vou anotar a dica :)

    Bjs!

    ResponderExcluir