25 de abr de 2016

[Resenha] Alameda dos Pesadelos, de Karen Alvares

Já faz algum tempo que eu queria ler algo da Karen Alvares, e Alameda dos Pesadelos foi a primeira obra dela que tive em mãos. Bom, já disse aqui em algumas oportunidades que terror não é exatamente o meu gênero favorito, mas isso nunca me impediu de apreciar uma história de terror bem contada.

Vivian é uma mulher de meia idade que vive com o pai e com o filho, ainda criança, num pequeno apartamento em São Paulo. Mãe solteira, suporta um emprego que não gosta apenas para sustentar a família. Em outras palavras, uma mulher comum levando uma vida comum, isso até o momento em que Gabriel, o pai de seu filho que ela não via há tempos, reaparece em circunstâncias misteriosas. Logo, até o menino começa a ter visões com Gabriel, indicando que algo fora do normal está acontecendo. Esses eventos lançam Vivian em uma jornada sobrenatural e espiritual em que ela irá descobrir verdades sobre si mesma que jamais imaginou.

É difícil falar muito mais sobre a trama sem dar spoilers.

Um ponto de destaque no livro é a proximidade dos personagens com a realidade, sobretudo Vivian e seu pai, pessoas que qualquer um de nós conhece. Outro destaque é a capacidade da autora de criar imagens inquietantes sem apelar em momento algum. Todas as sequências ambientadas na casa, no vale e na Alameda dos Pesadelos em si, dão aquele frio na barriga.

O livro tem um tamanho mediano, a narrativa é acessível e com um ritmo dinâmico, o que ajuda a compelir os leitores adiante, porém, em alguns momentos achei que teria sido melhor desacelerar um pouco. Eu adoraria ter tido mais tempo para apreciar as nuances do duelo de vontades entre Vivian e Gabriel que ocorre dentro da casa antiga. Também tive esse mesmo sentimento na sequência em que Vivian descobre a verdade a respeito da foto e no capítulo que se segue a essa descoberta.

Num saldo final, Alameda dos Pesadelos é uma boa história de terror e uma boa dica para quem procura uma leitura mais densa.

Autora: Karen Alvares
Páginas: 264
Editora: Cata-vento
Ano: 2014
Para adquirir: http://amzn.to/1I6DIU5
No Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/375770ED424428

Um comentário:

  1. Oi Joe!

    Eu já comentei nas redes e retuitei você várias vezes, mas percebi agora que não vim aqui comentar sua ótima resenha do meu livro! Desculpe! :)
    Corrigindo esse erro, vim aqui para dizer que gostei muito de tudo que disse. Muito obrigada pelas palavras e pelo carinho e atenção que deu ao livro na resenha! Fico feliz que a leitura tenha sido prazerosa.
    Se quer um pouco mais de tempo com Vivian e Gabriel, sugiro que leia também "Dois Lados, Duas Vidas", um pequeno livro de contos que fiz sobre os personagens de Alameda dos Pesadelos. São histórias que complementam a trama, mas que julguei que não cabiam no livro por vários motivos. :)

    Beijos e muito obrigada!

    Karen

    ResponderExcluir