14 de ago de 2015

De que tamanho é um livro? (ou A diferença entre conto, noveleta, romance, etc)

A ideia desse post surgiu de uma conversa com o Sandro Moura, do Tiozinho Nerd. E recentemente vi um em um grupo no Facebook aparecer a questão sobre quantas páginas um livro deve ter para ser considerado grande.

Em primeiro lugar, tenha em mente que medir o tamanho de um livro pela quantidade de páginas é coisa para os leitores. Entre autores, editores e outros profissionais que trabalham nos bastidores, um livro é medido pelo número de palavras.

Então: quantas palavras são necessárias para uma obra ser considerada um romance? Não resiste uma regra realmente estabelecida, mas é amplamente aceito (aqui no Brasil e lá fora) que um livro é um romance a partir de 40 mil palavras. Coincidência ou não, essa é exatamente a quantidade de palavras do ícone pop O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams.

Quanto às demais classificações, novamente não há regras. No Brasil é bastante comum uma tabela que divide a classificação em quatro tipos:

- Conto: até 7.500 palavras
- Noveleta: de 7.500 palavras a 17.500
- Novela: de 17.500 palavras a 40.000
- Romance: a partir de 40.000

Essa classificação varia um pouco em alguns países. Há versões americanas que tem seis ou mais tipos, mas no geral, esses valores são bastantes conhecidos e utilizados.

4 comentários:

  1. Joe, eu não sabia que se aplicava palavras para " medir" o tamanho. Eu tinha visto que um conto tinha entre 5 e 15 páginas... Ainda me atrapalho muito nessas definições

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se mede em páginas, varia muito do tipo de fonte, do tamanho das letras, do espaço entre as linhas e outras coisas. Mas não precisa ficar presa a essas definições. Em tempos de kindle, essa separação está ficando menos relevante
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir