2 de mai. de 2012

[Resenha] Vingadores

A essa altura, quando os sites especializados já fizeram suas resenhas enaltecendo os (muitos) pontos positivos do filme, o que mais pode ser dito sobre Os Vingadores. Bom, esse texto não se trata de uma resenha, é mais como o olhar de um leitor.

Verdade é que nunca foi um grande fã dos Heróis Mais Poderosos da Terra nos quadrinhos, mas ver o universo Marvel crescendo nos cinemas tem sido realmente empolgante, e a super-produção que temos agora é o resultado de um esforço de 4 anos e 5 filmes:

Homem de Ferro (2008), Incrível Hulk (2008), Homem de Ferro 2 (2010), Thor (2011) e Capitão América - O Primeiro Vingador (2011).

Como a trama de Os Vingadores não é lá muito complexa, não é preciso ter assistido a todos os filmes para entender a história (mas com certeza você vai se divertir mais se os tiver visto, ou se já conhecer os personagens das HQs).

Como se tem dito, um dos grandes méritos do roteiro de Joss Whedon é dar espaço para todos os personagens brilharem, sem focar demais em apenas um ou dois. E já que Whedon é um baita nerd, consegue encontrar o tom certo para os heróis, até o mala do Capitão América aparece como um personagem interessante. A boa notícia para os fãs do Hulk é que o cinema, enfim encontrou o seu Bruce Banner. Mark Ruffalo está muito bem no papel e o próprio Gigante Esmeralda está ótimo, muito mais legal do que em qualquer um de seus filmes.

Agora, o que mais chama a atenção, são o clima e o tom do filme. Atualmente, Hollywood está obcecada por produções sombrias, sujas e realistas. Os Vingadores segue o caminho oposto: é alegórico, cheio de cores e épico; sem medo de assumir seu DNA quadrinhistico, com direito a porta-aviões voador e baleias alienígenas gigantescas! A batalha final em Manhattan (local bem escolhido, já que a ilha é o berço dos heróis Marvel) é simplesmente espetacular!

Os Vingadores consegue fazer jus aos anos de expectativas. É um blockbuster emocionante, divertido e com conteúdo. Uma prova de que, sim é possível fazer uma adaptação fiel, que agrade tanto ao grande público, quanto ao fandom e merece os aplausos que recebeu ao final da sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário