Imagine a seguinte história: a mãe de uma garotinha pede que ela leve uma cesta de doces para sua velha avó, a garota leva a cesta, se diverte na casa de sua avó e volta para casa. Fim.
Que tal? Gostou dessa história? Bem, se você respondeu “não”, então somos dois.
Mas o que falta nessa história? A resposta é simples: falta um conflito. Em uma HQ (ou filme, série, novela, etc.) um conflito pode ser um obstáculo a ser superado, um choque de ideologias ou um desafio a ser vencido.
Na história da garotinha, por exemplo, as coisas ficariam bem mais interessantes se houvesse algum perigo na floresta, digamos, um lobo feroz louco para jantar, tanto a garotinha, quanto a vovó. Agora o nosso pequeno conto ficou mais atraente, não?
Existem vários tipos de conflitos que podem ser usados em uma história em quadrinhos.
Uma revista de super-heróis e muitos mangás de ação trazem o conflito do bem contra o mal. Romeu & Julieta mostra o conflito de um jovem casal contra a sociedade que se opõe a seu amor. Quase todas as tragédias gregas são sobre o homem contra o destino.
Em O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, além da luta contra o crime, Batman também tem que enfrentar um conflito interno entre sua vida como Bruce Wayne e um impulso de voltar a ser o Homem-Morcego. Aliás, muitas vezes um conflito interior pode ser tão emocionante quanto uma batalha épica.
Que tal? Gostou dessa história? Bem, se você respondeu “não”, então somos dois.
Mas o que falta nessa história? A resposta é simples: falta um conflito. Em uma HQ (ou filme, série, novela, etc.) um conflito pode ser um obstáculo a ser superado, um choque de ideologias ou um desafio a ser vencido.
Na história da garotinha, por exemplo, as coisas ficariam bem mais interessantes se houvesse algum perigo na floresta, digamos, um lobo feroz louco para jantar, tanto a garotinha, quanto a vovó. Agora o nosso pequeno conto ficou mais atraente, não?
Existem vários tipos de conflitos que podem ser usados em uma história em quadrinhos.
Uma revista de super-heróis e muitos mangás de ação trazem o conflito do bem contra o mal. Romeu & Julieta mostra o conflito de um jovem casal contra a sociedade que se opõe a seu amor. Quase todas as tragédias gregas são sobre o homem contra o destino.
Em O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, além da luta contra o crime, Batman também tem que enfrentar um conflito interno entre sua vida como Bruce Wayne e um impulso de voltar a ser o Homem-Morcego. Aliás, muitas vezes um conflito interior pode ser tão emocionante quanto uma batalha épica.
Legal Joe, continuo aprendendo muito aqui no seu blog. Parabéns pela postagem. Você gostaria de indicar algum livro sobre ambientações, construção de roteiros? Ou você é do tipo que aprende tudo observando?
ResponderExcluirAté a próxima!
Valeu, Caio! Aprender só pela observação é uma coisa muito, muito difícil. Nesse link aí tem algumas dicas de apostilas e livros que devem te ajudar.
ResponderExcluirhttp://joedelima.blogspot.com/2010/01/guias-para-roteiristas-o-retorno.html
Mas vale a pena ler analisando os enquadramentos, os recursos dos roteiristas, etc. No começo, isso parece difícil, mas depois que você acostuma, acontece naturalmente.
Muito bom Joe! :) às vezes me pergunto quais seriam os conflitos do Verdugo..
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