26 de mai de 2011

HQs Virtuais

As HQs virtuais, também chamadas de webcomics estão se tornando cada vez mais comuns. São quadrinhos disponíveis para leitura online (gratuita, na maioria das vezes) com atualizações de poucas páginas por vez, ou apenas 1 página em alguns casos, tornando a leitura mais ágil e fácil de acompanhar a longo prazo.

Já existe uma grande quantidade de webcomics em inglês e o Brasil também está entrando na onda.

Com roteiros de Diogo G. e arte de Paulo Fernando, UFO & Cia é uma história mensal publicada no site da editora Infinitum e narra os bastidores de uma revista sensacionalista de ufologia.

Les 3 Mousquetaires conta a divertida saga de um grupo de amigos que decidem formar uma banda de rock, com roteiros de Nana e arte de Chairim.

Bom, espero que gostem dessas dicas e, como eu já comentei eu também vou entrar nessa jornada. Semana que vem eu volto pra falar mais sobre a minha HQ virtual, com arte de Rafa Lee: Onipotente.

19 de mai de 2011

Antologia de Contos - Quando o Saci encontra...

Antes de falar dessa novidade, quero pedir uma colaboração pra vocês. Quem souber de outras antologias abertas, mande o link por e-mail ou deixe um comentário. Desde que as inscrições sejam gratuitas, é claro. Não confie em antologias onde as inscrições são pagas. Obrigado!

Adoramos o folclore nacional e sabemos que não há necessidade de mudança em suas lendas para que se tornem interessantes. São por si só, uma excelente literatura para todas as idades. Mas fica a pergunta de quem gosta também de literatura fantástica, mais precisamente terror e suspense: Como seriam nossas lendas, se tivessem sido escritas pelos mestres do terror?
Edgar Allan Poe, H.P. Lovecraft, Mary Shelley, Bram Stoker, H. G. Wells, Robert Louis Stevenson, E. T. A. Hoffmann, Guy de Maupassant, Ambrose Bierce, Stephen King e tantos outros que nos inspiram.

A antologia “Quando o Saci encontra os mestres do terror” quer brincar um pouco com essa mistura de estilos e deixar nossas lendas um pouco mais assustadoras e/ou misteriosas. Saci, Boto, Mula sem cabeça, Curupira, Mãe d´água, Boitatá, Cuca, Mapinguari, Negrinho do Pastoreio, Vitória Régia e muitas outras, com uma roupagem nova e ousada.

Não se trata de querer mudar o nosso folclore, e sim de render uma homenagem a essas lendas, muitas vezes esquecidas pelo público juvenil e adulto.

9 de mai de 2011

[Dicas para escrever] As lições de Will Eisner

Com algum atraso, vim hoje cumprir uma promessa que fiz ao meu amigo Caio Lucas: um post sobre os livros de Will Eisner.

O lendário Eisner nasceu em 1917, entrando para o mercardo dos quadrinhos na décade de 1930. Seu trabalho mais famoso apareceu em tiras de jornal semanais em 1940, tratava-se das aventuras de um charmoso herói sem poderes: The Spirit.

Com um visual inovador e roteiros inteligentes, The Spirit se tornou um marco, promovendo um verdadeira revolução no mundo das HQs!

Eisner faleceu em 2005 (clique aqui para ler sua biografia), não sem antes compartilhar com o mundo um pouco de seu conhecimento, e quem melhor do que um verdadeiro mestre para dar boas dicas?!

NARRATIVAS GRÁFICAS - Este livro discute os princípios da narrativa com a combinação sofisticada de texto e imagem. Embora as histórias em quadrinhos sejam o seu alvo principal, Narrativas Gráficas também nos revela e ensina métodos que podem ser aplicados no cinema, na TV e na internet.

QUADRINHOS E ARTE SEQUENCIAL - A presente obra baseia-se no curso que o autor ministrou por muitos anos na School of Visual Art de Nova Iorque e contém o acervo de suas idéias, teorias e aconselhamentos sobre a prática daquilo que ele conhece tão bem - contar histórias em quadrinhos. 

ANATOMIA EXPRESSIVA - Neste livro, Eisner fala sobre suas técnicas para desenhar movimento, a mécanica dos corpos, expressões faciais, etc.  Em 2009 a Devir anunciou que lançaria esse livro no Brasil, mas não consegui encontrar nenhum link em português pra ele. Se alguém puder me passar alguma informação, eu agradeço.

3 de mai de 2011

Antologia de contos - Psyvamp

Você está na escola, no metrô, no shopping center, na fila do supermercado… e, de repente, suas forças vão embora. Você se sente fraco, sua energia escoando rapidamente, e pensa que não se alimentou direito. Você foi pego.

Eles estão em toda parte à procura de alimento. Escolhem suas vítimas e saciam sua fome silenciosamente, sem ser notados. São predadores. Vampiros. Mas não espere por grandes presas, transformações físicas e mordidas no pescoço. Esse tipo de vampiro não se alimenta de sangue.

Seriam eles bons, malignos ou apenas uma força da natureza? Você se tornaria um deles se pudesse? Ou os combateria, buscando formas de se proteger? Qual as intenções das Ordens Iniciáticas vampíricas?

Você tem coragem de se aventurar por esse mundo muito mais sombrio do que a noite?


A Infinitum convida você para desvendar os mistérios e escrever contos sobre esses seres, tão fascinantes e sedutores quanto os vampiros convencionais ― só que mais reais, o que os torna ainda mais interessantes.

As melhores histórias serão reunidas em uma antologia que será publicada no formato ebook. Esta será a primeira obra que comercializaremos no inovador sistema de doação.

Autor convidado: Adriano Siqueira (do site Adorável Noite)

>>> acesse o site oficial

- Leia mais sobre Psyvamp