19 de set de 2016

Arcanista no Pacotão Literário #3 [encerrado]


Chegou ao fim o Pacotão Literário #3: Fantasia vs. Distopia. Foram duas semanas bem intensas e divertidas. Agradeço a todos que ajudaram a divulgar e que apoiam o projeto de alguma forma.

Para quem adquiriu, desejo uma boa leitura!

Essa edição acabou, mas o projeto continua. Logo, logo, tem outro Pacotão no ar. Acompanhem as novidades pelo site e nas redes sociais.

12 de set de 2016

[Resenha] O Velho Mundo: Abrem-se Os Portões de Erebo, de Kátia Regina Souza

O Velho Mundo: Abrem-se Os Portões de Erebo é o primeiro volume de uma nova série de Kátia Regina Souza. Trata-se de um livro voltado para o público infanto-juvenil pré-adolescente.

O livro narra as aventuras de nove crianças, nove primos da família Cantrell, que começam a sonhar com outro mundo e com o perigo que paira sobre este. Eventualmente, os Cantrell descobrem que os sonhos são um chamado e que, de alguma forma, estão destinados a salvar aquele mundo. Assim, sob a liderança da decidida Ágata, atravessam uma passagem para uma terra de magia e animais falantes (e muros e montanhas falantes também).

A capa e a sinopse de O Velho Mundo me trouxeram um ar de fábula, e foi com esse espirito que encarei o livro. De fato, nessa terra nos deparamos com uma atmosfera digna de contos de fadas. Há um sem fim de lugares fantásticos, e muitos deles seguem sua própria lógica. Mas nem tudo são flores. Existem momentos sombrios e traições, assim como perigos bem reais.

Também cabe destacar que muitas passagens abrem espaço para reflexões e filosofias que dialogam melhor com um público mais velho.

Porém, também tenho algumas ressalvas sobre o livro. O começo é um pouco amarrado e difícil, todos os nove primos são descritos detalhadamente antes mesmo de entrarem em cena. O que me leva a outro ponto. A maneira como todos os Cantrell passam a maior parte do tempo juntos acaba ressaltando a coletividade e reduz suas características individuais. E durante os diálogos, nem sempre fica claro quem está falando.

Ainda assim, O Velho Mundo é uma grande aventura, cheia de lugares interessantes para se conhecer, com um final intenso e muito forte.

Autora: Kátia Regina Souza
Páginas: 251
Editora: Giostri
Ano: 2016

9 de set de 2016

[Audioconto] "Homo Ciberneticus", no Desleituras


Mais um conto de minha autoria é destaque num episódio do Desleituras, podcast de audiocontos do grande Pensador Louco. Desta vez, o conto foi Homo Ciberneticus, uma obra de ficção especulativa. Como sempre, a narração e a edição do Pensador estão sensacionais!


Você também pode ouvir os outros episódios com contos meus clicando nos links: Eva & Morte, A Marca do Escorpião

5 de set de 2016

[Tem na Netflix] The 100

A dica de hoje é de uma das minhas séries favoritas na atualidade. Produção do canal norte-americano CW, The 100 adapta para a TV a série de livros de Kass Morgan.

A trama começa quase um século após uma guerra nuclear devastar o mundo, o que restou na humanidade vive na estação espacial Arca. Com os sistemas da estação começando a falhar, cem jovens delinquentes são enviados para a Terra com o objetivo de descobrir se o planeta já tem condições de ser repovoado. Ao chegar à superfície, os cem encontram um ambiente hostil e logo descobrem que o mundo não está tão desabitado quanto se pensava.

Misturando ação e drama de sobrevivência com uma narrativa young adult, The 100 se caracteriza pelo seu ritmo acelerado. O tom de urgência é constante e os protagonistas se veem com frequência diante de escolhas impossíveis, e é muito bom ver que o show não tem medo de mostrar seus heróis tomando decisões questionáveis.

No começo, a série teve dificuldade para encontrar seu público por consequência de um marketing ruim. A maioria dos trailers liberados antes da estreia não faziam justiça, eu mesmo preferi usar um vídeo fanmade nessa postagem.

Aqui no Brasil, The 100 é exibida nos canais MTV e Warner, além da Netflix. Recomendo demais!