21 de mar de 2015

[Anime] Assassination Classroom (Ansatsu Kyoushitsu)

"Pensei que era só um monstro, mas ele é mesmo um professor."

Quando se fala da comédia Assassination Classroom (também conhecido como Ansatsu Kyoushitsu, ou em português: Classe de Assassinato), o mais difícil é saber por onde começar.

A figura central da história é um polvo humanóide amarelo com um sorriso permanente no rosto. Essa figurinha é responsável por um explosão que devastou 70% da Lua. Após ameaçar fazer o mesmo com a Terra, fecha um acordo com o governo: atrasar seus planos por 1 ano em troca de se tornar professor, assim ele esperaria até o encerramento do período de aulas.

Eis que entra em cena a Classe 3-E. Ainda que seja ligada a uma escola de elite, nessa turma só estudam os alunos com as piores notas. A sala, inclusive, fica afastada do prédio principal, no meio do mato. É justamente para essa sala que o nosso amigo polvo é enviado, sendo chamado pelos alunos de Koro-sensei.

Além de estudar, os alunos da Classe 3-E estão constatemente tentando assassinar Koro-sensei, de olho numa recompensa de 10 bilhões de ienes, mas essa não é uma tarefa fácil, já que ele pode voar, se mover em mach 20 (vinte vezes a velocidade do som), regenerar ferimentos rapidamente e só é ferido por um material chamado BB, criado especialmente para ser usado contra ele.

A essa altura, você pode estar pensando que eu contei muito da história. Ledo engano. Tudo isso é apenas a introdução desse divertido anime.


Baseado no mangá de Yusei Matsui (publicado no Brasil pela Panini), o anime estreou no começo deste ano e ainda está em exibição no Japão. Serão 22 episódios no total.

Assassination Classroom é um comédia focada nas situações inusitadas que ocorrem dentro da Classe 3-E. Ao mesmo tempo em que os alunos estão sempre tentando surpreender Koro-sensei com armadilhas, veneno ou simplesmente abrindo fogo contra ele, aceitam de bom grado sua ajuda nos estudos. De fato, o polvo amarelo é bastante dedicado e a maioria da turma o considera o melhor professor que já tiveram.

Embora o personagem condutor da trama seja o androgino Nagisa Shiota, não há um protagonista. Cada episódio tem o foco voltado em um personagem diferente ou em uma situação na qual um grupo de alunos se vê envolvido. Também merecem destaque Karma Akabane, melhor aluno da turma e psicótico de carteirinha, Karasuma, agente do governo e professor de educação fisíca e Irina Jelavic, assassina profissional e professora de inglês ("carinhosamente" apelidada de bitch-sensei).

Mas nem tudo são flores. Uma coisa que o Sandro Moura, do Tiozinho Nerd me ajudou a perceber é que por trás do bom humor há uma crítica à segregação promovida pelo sistema educacional japonês. A Classe 3-E existe para fazer os demais alunos se esforçarem ao máximo, sob o risco de serem enviados para lá.

Somando todos esses elementos, Assassination Classroom é um seríssimo candidato à anime do ano e já desponta como um novo clássico. Recomendado!

7 de mar de 2015

Tag: Livros

Quem me marcou nessa brincadeira foi o Sandro Moura, do blog Tiozinho Nerd. São dez perguntas sobre os últimos livros que li e os próximos que pretendo ler.

2014

1) Um livro que te surpreendeu em 2014:
O que mais me surpreendeu foi O Aprendiz de Assassino, de Robin Hobb que até já resenhei aqui no blog. Foi um livro que peguei com poucas expectativas, mas que no fim das contas, gostei tanto que acabei partindo logo para o resto da série.

2) Um livro que te decepcionou em 2014:
Maze Runner, de James Dashner. O livro parte de uma premissa muito interessante e, na verdade, não é ruim, mas não conseguiu me empolgar a ler os volumes seguintes. O que me leva à próxima questão...

3) A melhor adaptação que viu em 2014:
Novamente, a resposta é Maze Runner. O filme é bem divertido e achei melhor que o livro, com o roteiro mais redondo e bem amarrado. Também gostei de Jogos Vorazes.

4) Um livro que não conseguiu terminar em 2014:
Não foi um livro, mas uma série. Comprei um box com os cinco volumes já lançados de As Crônicas de Gelo & Fogo e ainda não consegui ler todos.

5) Quantos livros leu em 2014?
Não tenho certeza, mas acho que foram 15.

2015

6) Um livro que está ansioso para ler em 2015:
O que mais estou na expectâtiva é por Caliban's War, terceiro volume da série The Expanse.

7) Um desafio que se propôs em 2015:
lancei um e-book em 2014. Esse ano, quero escrever e publicar um livro por uma editora. Na verdade, esse projeto já está em andamento.

8) A adaptação mais aguardada por você em 2015:
Além das continuações de Jogos Vorazes e Maze Runner, quero ver No Coração do Mar, que eu nem sabia que tem livro.

9) Uma leitura que pretende retomar em 2015:
Quero terminar As Crônicas de Gelo & Fogo.

10) Três livros da sua meta para 2015:
Só três? Aí fica difícil! Esse ano, quero ler mais nacionais que no ano passado. Entre eles A Torre Acima do Véu, de Roberta Spindler, Cemitérios de Dragões, de Raphael Draccon e A Lenda de Ruff Ghanor, de Leonel Caldela.