19 de abr de 2014

Top 5 - Games Favoritos

Os videogames fazem parte da minha vida e por isso acabam tendo influência na minha obra de uma forma ou de outra. Meu primeiro aparelho foi um Atari 2600, depois vieram Nintendinho, Super Nintendo, Playstation, Playstation 2 e  atualmente estou no X Box 360. Ainda não sei quando vou passar para a nova geração. Minha preferência seria pelo PS4, mas por questão financeiras, acho que vou ficar no XOne.

E já que o assunto são os jogos eletrônicos, aqui está uma lista com meus cinco games favoritos em todos os tempos. Precisei pensar muito, mas acho que essas são, realmente as melhores experiências de jogo que tive. Seria impossível pra mim rankear esses games por ordem de preferência, por isso estão listados por ano de lançamento.

Super Mario World (1990)



A história de Super Mario World é aquela que você já conhece muito bem. Bowser capturou a Princesa Peach e cabe à Mario e Luigi atravessar 8 mundos diferentes para salvá-la. Como a maioria dos jogos do Mario, é extremamente viciante, tem uma quantidade imensa de fases secretas, desafio crescente e, é claro, tem Yoshi, o simpático dinossauro que serve de montaria. Um verdadeiro clássico!

Pro Evolution Soccer (1994)



Pro Evolution Soccer, ou simplesmente PES é um game de futebol que atravessou décadas desde os tempos do Super Nintendo (quando se chamava International Superstar Soccer). Ainda hoje, o jogo sofre por falta de licenças oficiais. Muitos times tem nomes e escudos errados (felizmente é possível editar tudo), mas quando o assunto é bola rolando, sempre preferi PES ao FIFA. Nos últimos anos, a versão brasileira tem vindo com narração do grande Sílvio Luiz e comentários de Mauro Beting.

Final Fantasy IX (2000)



FFIX começa com o jovem Zidane e seu grupo teatral preparando uma apresentação que servirá de distração para que a princesa Garnet possa fugir do castelo. Esse é apenas o início de uma série de eventos que culminará em uma batalha cósmica pela salvação de dois mundos! Nostalgia é a palavra-chave do meu Final Fantasy preferido, com muitas referências aos games que vieram antes. O jogo tem como canção-tema a inesquecível Melodies of Life, na voz de Emiko Shiratori.

Shadow of The Colussus (2005)



Conta a história de Wander, um jovem guerreiro que faz um pacto com uma entidade: se ele derrotar 16 criaturas colossais, a entidade ressuscitará sua amada Mono. Continuação espiritual de Ico (outro ótimo jogo da mesma produtora), Shadow of The Colussus oferece uma experiência única no mundo dos games! Nada se compara à escalar um inimigo gigantesco à procura de seus pontos fracos. Como se não bastasse, SoTC ainda traz uma reviravolta surpreendente no final.

Trilogia Mass Effect (2007)



Mass Effect acompanha a saga do comandante Shepard e seus aliados na luta contra os Reapers, uma raça de aliens cibernéticos que destruiu todas as formas de vida da galáxia há 50 mil anos e agora quer repetir a dose. Com uma mistura de RPG e tiro em terceira pessoa, ME se destaca por dar ao jogador a chance de contar sua própria história: é possível customizar o personagem principal (incluindo sexo e aparência) e escolher que caminho seguir, que postura tomar diante da guerra, quem serão seus interesses românticos, etc. E cada escolha tem um reflexo na trama.

12 de abr de 2014

Por dentro do mercado editorial


Há algum tempo, compartilhei aqui no blog, um episódio do Cabuloso Cast falando sobre o lado negro do mercado editorial e recentemente eles voltaram ao tema, dessa vez abordando os bastidores desse mercado, com a presença do autor Eric Novello e de três editores profissionais. Não é exatamente um programa de dicas, mas para quem pensa em entrar nesse mercado, é muito importante entender como ele funciona.