27 de out de 2012

Metal Hurlant Chronicles

Não é de hoje que a TV busca inspiração nos quadrinhos para novas séries. Essa parceria rendeu muitos fiascos que nem valem a pena comentar, mas também gerou programas de sucesso como Batman (1966), O Incrível Hulk (1977) e Smallville. E recentemente tivemos a estréia de Arrow, nova série da Warner que adapta o universo do Arqueiro Verde para a telinha.

Os exemplos acima são bem conhecidos do público brasileiro, mas uma outra adaptação dos quadrinhos a ganhar uma versão TV parece não ser muito familiar dos brasucas: Metal Hurlant Chronicles, produção européia baseada na famosa revista Heavy Metal.

Apesar da HQ ser conhecida pelo seu título americano por aqui, trata-se originalmente de uma publicação francesa criada por ninguém menos que o mestre Möebius, se destacando por mostrar histórias adultas que misturavam fantasia e ficção cientifica com doses de erotismo. A revista, que ganhou o status de cult, já teve dois longas animados baseados em suas histórias: Heavy Metal - Universo em Fantasia (1981) e Heavy Metal 2000, além de uma terceira animação, War of the Worlds: Goliath, ainda sem data de lançamento (essa última informação é cortesia do meu amigo Quiof).

A nova série Metal Hurlant Chronicles é um projeto do diretor francês Guillaume Lubrano, que durante quase um ano buscou um lar na TV para o novo show, até fechar um acordo com o canal France 4. A estreia será nesse sábado, 27 de outubro e a primeira temporada teve ter 12 episódios.

Por aqui a série estreia no SyFy Brasil no dia 05 de junho de 2014.

12 de out de 2012

NaNoWriMo: o mês da escrita

Novembro está chegando, e com ele também chega um desafio geral para nossos amigos escritores: o NaNoWriMo. Essa sigla de pronúncia engraçada significa National Novel Writing Month, ou em bom português, algo como Mês Nacional de Escrever Livros.

O NaNoWriMo começou em 1999 nos Estados Unidos com 21 participantes. Atualmente, esse número passa de 200 mil participantes do mundo inteiro. O desafio consiste em escrever um livro de, no minimo  50.000 palavras em apenas um mês (de 1 a 30 de novembro para ser mais exato).

É verdade que, a principio esse número pode assustar, afinal para alcançar a meta é preciso escrever cerca de 1.667 palavras por dia, porém, cabe lembrar que não se trata de uma competição. Longe disso, basta olhar a premiação para quem realizar a façanha: um certificado, um emblema e algumas artes para camisas.

O grande objetivo do NaNoWriMo é incentivar as pessoas a escrever e ajudar a criar um ritmo diário de escrita. Outro objetivo é estimular a interação entre os participantes com fóruns direcionados por regiões e o Brasil possui seu próprio fórum. Vale ressaltar que há usuários que sequer chegam a escrever, participando apenas como observadores, ou conversando com o pessoal.

Ou seja, o que realmente vale é a experiência. Esse ano, vou participar pela primeira vez, e pra ser sincero com vocês, nem estou preocupado se vou conseguir atingir a meta de 50.000 palavras.

Para quem estiver interessado em participar do desafio desse ano, basta acessar o site oficial do NaNoWriMo e se cadastrar gratuitamente. A página é em inglês, mas uma das participantes, a Raíssa Muniz postou em seu blog um guia passo-a-passo bem detalhado para ajudar a galera.


Eu já sei o que vou fazer em novembro. E você?

6 de out de 2012

Capa e data de lançamento de Angelus


Muitas novidades bem legais sobre Angelus. A editora Literata divulgou a bela capa aberta do livro, com direito aos nomes dos autores na primeira orelha. Eu vou participar com o conto A Margem Oposta.


Também foi divulgado o convite e a data de lançamento, que será em 15 de dezembro na livraria Martins Fontes, av. Paulista, 509, São Paulo-SP.






- leia mais sobre Angelus