25 de fev de 2011

Antologia de contos - Le Monde Bizarre

Le Monde Bizarre é o nome da companhia de entretenimento circense mais antiga, ainda em atividade, de que se tem notícias. Seu fundador, Monsieur Serge Tissot, criou um mundo particular onde habitavam os mais bizarros seres já vistos na terra. De homens de duas cabeças até criaturas inomináveis e quase indescritíveis. Curiosamente, o significado de seu nome é pastor. E era assim que ele também se denominava. Um pastor de criaturas esquecidas e abandonadas pela humanidade. 

Porém, um dia, cansado de viver em sua fazenda ao sul da França, cuidando dos pobres miseráveis aos quais dava abrigo, Serge fundou a companhia que daria voltas e mais voltas ao mundo, mostrando a todos a escória humana que as cidades insistiam em esconder. Vendeu sua fazenda e quase todos os seus pertences, investindo tudo em seu ousado projeto. Carruagens luxuosas para ele e os mais íntimos e outras carroças não muito confortáveis por dentro, mas excepcionalmente belas por fora. Chamar a atenção era seu principal objetivo ao chegar às cidades onde se instalava por alguns dias. [continue a leitura]
__________________________________

Essa é só uma parte da espetacular premissa da nova antologia de contos da editora Estronho. Aqueles que quiserem participar enviando seus contos podem ler o regulamento oficial aqui. As inscrições se iniciam no dia 01 de março de 2011 e vão até 01 de julho de 2011.

Boa sorte!

21 de fev de 2011

Antologia de contos - Deuses

Diversas mitologias contam as histórias de deuses e deusas que, de alguma forma, influenciam a vida na terra. Sejam gregos, romanos, babilônios, egípcios, astecas, chineses, celtas, judaico. Todos tiveram algum papel na história da humanidade, desde a descoberta do fogo às grandes guerras, ou até mesmo nas histórias de amor. E não é hoje que será diferente.

Infinitum Littera apresenta seu próximo concurso de contos em e-book. Nessa antologia os autores divinamente inspirados revelarão a atuação dos deuses na atualidade.

O objetivo desse concurso é reunir bons autores e excelentes contos em uma obra online gratuíta que receberá todo o cuidado na edição, diagramação, design e, mais importante, divulgação, sendo mais uma opção para os novos autores ganharem projeção e destaque.

Autora convidada: Sarah Micucci, autora do livro “Pelos Poderes dos Deuses Olimpianos

Organização: Daniel Cavalcante e Jow Cordeiro.

12 de fev de 2011

[Dicas para escrever] Vamos pesquisar...

Esse é um post do início do blog que eu decidi trazer de volta. Como se trata de um assunto da maior importância para nós, autores, eu dei uma atualizada nos tópicos e complementei um pouco mais o assunto.

Talvez o trabalho mais cansativo na hora de escrever um roteiro, livro e afins seja a pesquisa. Isso porque costuma ser uma tarefa que consome tempo, e muitas vezes não é nada fácil achar a informação desejada.

Quando eu estava escrevendo o roteiro de Linha de Fogo, procurei descobrir quais eram as armas usadas pelas tropas americanas em missão no Afeganistão e Iraque, e também quais eram mais usadas pelas milícias Talibãs. Na hora de escrever A Caveira fui direto a fonte, o roteiro da peça de Shakespeare.

Quando se trata de histórias de época, parece óbvio a importância da pesquisa, evitando erros na linha de tempo e permitindo uma reconstrução fiel do cenário. Mas não se deve dispensar a pesquisa em histórias contemporâneas, já que é vital você conhecer a geografia e a cultura da cidade onde a ação se passa. Mesmo quando se retrata mundo de ficção cientifica e fantasia, é importante conhecer bem o assunto, dando uma base sólida para sua imaginação.

Existem várias formas de fazer uma pesquisa, todas com seus prós e contras.

Internet
É de longe o método mais prático e acessível de todos. Ao fazer uma busca no Google é comum aparecem sites que nada tem haver com o assunto procurado. Temos também o caso da referência cruzada: você faz uma pesquisa por bruxaria, e vai parar em um fórum de Harry Potter. E ainda há a questão da fonte ser confiável, mas com paciência e persistência é possível alcançar bons resultados.
O Google Street View é um ótimo recurso para quem quer falar sobre alguma cidade que não conhece, pois permite que você "caminhe" livremente pelas ruas da cidade em questão.

Biblioteca
Uma visita a biblioteca pode trazer resultados melhores porque você vai direto ao assunto que procura, com grandes chances de encontrar um livro inteiro com uma pesquisa aprofundada sobre o tema que você quer escrever. É claro que se a biblioteca mais próxima não tiver um grande acervo, os resultados podem não ser os esperados.

Documentários
Documentários são outra grande fonte de informação, afinal eles já fizeram todo o trabalho duro por você. Através de documentários também é possível ter acesso a arquivos históricos, relíquias, e outras coisinhas de difícil acesso. Os melhores e mais confiáveis canais de documentários são: Discovery Channel, The History Channel, National Geographic, Animal Planet e BBC.

Entrevista
Uma boa forma de garantir informações avalizadas é falar com um(a) especialista no assunto. Isso permite a você sanar dúvidas bem mais específicas. Na hora de uma entrevista não confie apenas na memória, grave a conversa, ou caso se comuniquem via chat, salve as mensagens trocadas. E não se esqueça de creditar o nome do especialista entrevistado. A maior dificuldade aqui é que, nem sempre haverá expert disponível, ou ele(a) pode não ter tempo hábil para isso.

Pesquisa de Campo
Esse é um recurso muito usado por autores de livros. Significa simplesmente, visitar o lugar onde a sua história se passa. Se o seu personagem é carioca, faça as malas e vá até o Rio de Janeiro, converse com as pessoas, e de preferência, consiga um guia que lhe conte curiosidades sobre um determinado local. Você também pode viver experiências pelas quais o personagem irá passar, e assim, escrever com base no que você mesmo sentiu. O autor britânico Ken Follet pilotou um caça restaurado da Primeira Guerra Mundial para escrever o livro O Voo da Vespa! Desnecessário dizer que o obstáculo desse tipo de pesquisa é a questão financeira.

Uma boa pesquisa demanda tempo e paciência, mas também demonstra profissionalismo, respeito com os leitores e aumenta a qualidade do seu texto final. Pesquisar, é preciso.

8 de fev de 2011

Seleção Final de Lugares Distantes

Saiu a lista dos contos selecionados, para o ebook Lugares Distantes, da editora virtual Infinitum Littera.

Infelizmente houve uma grande quantidade de contos que não se adequaram a proposta, mesmo assim acredito que os selecionados realmente são material de qualidade - já que estou na lista eu tenho que pensar assim, né? XD

Bom então vamos aos escolhidos:


Alessandro Tomé (Encontro em Familia)
Bruno Resende Ramos (O Vampiro da Floresta)
Emanuel R. Marques (Praga Noturna)
João Rogaciano (Lágrimas de Crocodilo)
Joe de Lima (Gato no Muro)
Luiz Teodosio (Relato de um Irmão Inexistente)
Alzira Xavier (Na Floresta)
Renata Galindo Neves (O Ponto Perdido)
Soraia Barbosa (Crianças na Estrada)
Valentina Silva Ferreira (O Segredo)

Parabéns a todos os gannhadores e a todos que participaram. Pra mais informações vocês podem acessar o site oficial da antologia.