21 de jan de 2010

[Dicas para escrever] Guias para Roteiristas (O Retorno)


Tópico repetido?! Mais ou menos. Esse post é lááá do começo do blog (como se fizesse tanto tempo assim) e fala sobre cursos e apostilas para roteiristas. Como muita gente pode não ter visto o post original e como esse é um assunto sempre relevante, vamos trazê-lo de volta à tona.

Não é difícil encontrar guias e cursos para desenhistas por aí, eles existem aos montes. Mas quando o assunto são guias para roteiristas a coisa muda de figura.

Aqui vão algumas obras que podem te ajudar nesse sentido.

Primeiro temos três guias rápidos escritos pelo roteirista Gian Danton, todos disponíveis para download gratuito.

Como Escrever Histórias em Quadrinhos
O Roteiro nas Histórias em Quadrinhos
Seja Mais Criativo

E ainda temos, é claro, a "Biblía dos Roteiristas", a trilogia escrita por Scott McCloud (e que lhe rendeu inúmeros prêmios):

Desvendando os Quadrinhos
Reinventando os Quadrinhos

E o meu favorito:

Desenhando Quadrinhos


Apesar do título em português, é voltado para o roteiro. É uma leitura indispensável para novos roteiristas, e para os veteranos também.


Lembre-se que não dá pra ensinar a ter boas ideias, o objetivo desses guias é dar a você dicas para chegar mais facilmente a essas ideias.

17 de jan de 2010

O Tempo Passa...


Outro dia finalmente consegui pôr as mãos em uma HQ que eu estava louco pra ler. Trata-se do primeiro volume da excelente História & Glória da Dinástia Pato. Escrita pelo mestre Guido Martina, com desenhos de Romano Scarpa e Giovan Battista Carpi, e arte-final de Giorgio Cavazzano.

Como a história original é de 1970, não dá pra ler sem notar a mudança de linguagem de lá pra cá.

O ritmo é a primeira coisa que chama a atenção: mais lento? Não, pelo contrário, extremamente rápido! Especialmente no primeiro capítulo, onde os fatos são disparados contra o leitor, que nem tem tempo pra pensar no que está acontecendo.

Mas o que mais chama a atenção é a ausência do politicamente correto. Se hoje em dia é preciso tomar sempre cuidado com as atitudes dos personagens para não passar uma mensagem errada, nos anos 70 as coisas eram bem diferentes.

O Tio Patinhas (na verdade, antepassados que se parecem e comportam como ele) é o maior exemplo disso: desvio de verbas, fraude, comércio ilegal, falsificação. Para aumentar sua fortuna, ele se vale desses e de outros metódos questionáveis. Mas nada disso é mostrado como errado ou desonesto, aqui tudo é visto como provas da "esperteza" do Pato Mais Rico do Mundo.

As boas histórias são eternas! Disso ninguém dúvida, mas lembre-se, tudo muda: o mercado, a linguagem, o público. Talvez por não perceber isso, as HQs Disney estão em decadência, só que isso já é assunto pra outro dia...

12 de jan de 2010

[Dicas para escrever] Registro de Roteiros


Começou 2010! O decanso foi bom, mas é hora de voltar ao trabalho.

Vamos começar o ano falando de um assunto que deixa muita gente em dúvida: registro de roteiros.

No seu blog, o Gian Danton fez uma coluna bem explicativa, falando sobre preços, métodos e se vale a pena registrar um roteiro.

Clique aqui para ler essa matéria.