24 de dez de 2009

Corrida de obstáculos

Quase natal, fim de ano chegando. Talvez esse seja o último tópico desse ano, afinal ninguém é de ferro, né? Uma folguinha de vez em quando, cai bem.

Antes de fechar pra balanço, quero deixar alguns pensamentos aqui. Como vocês sabem, a vida de um quadrinhista não é bolinho. Quero falar um pouco sobre essas dificuldades e os obstáculos que estão em nosso caminho.

Meu objetivo com esse texto não é fazer ninguém desistir, nem apresentar solução para todos os problemas. São apenas algumas coisas que observei pelo caminho (e olha que eu nem estou nessa a tanto tempo). Pode ser que isso te dê algo pra pensar... ou não.

Treino e auto-crítica

Chega um dia, lá pela adolescência, quando você, que sempre pensou que desenhava e escrevia bem, descobre que não desenha, nem escreve tão bem assim. Mas como pode ser? Afinal, os seus pais e meia dúzia de amigos sempre te elogiaram. Cair em sí é o primeiro desafio do quadrinhista. Fazer uma boa auto-crítica é vital pra quem quer seguir essa carreira. Olhe para o seu trabalho, está bom mesmo? Compare com alguma revista que você gosta: o roteiro é criativo e original, ou vazio e sem sentido? E o mais importante: você compraria? E lembre-se sempre de treinar, treinar e treinar, seja você roteirista, desenhista, arte-finalista, etc.

Realidade de mercado

Temos aqui um problema bem real e complicado. O mercado brasileiro não quer você. Na verdade, o mercado não quer ninguém. A situação editorial brasileira está totalmente fechada, não há abertura. Agora, a questão é: o que você vai fazer a respeito? Cabe a você mesmo criar suas oportunidades, você tem a missão de convencer as editoras a aceitar o seu trabalho. E com a ajuda da internet, é possível hoje, montar uma equipe com pessoas de qualquer lugar do mundo (possível, não fácil). Então pare de reclamar e vá trabalhar.

Vida adulta

Funciona assim, um belo dia você é jovem e sonha fazer a revista do Batman ou do Homem-Aranha, ou ainda ter seu mangá publicado pela Shonen Jump (pra mim, esse último é mais delírio que sonho). No outro dia, você tem marido/esposa, filhos, emprego e um monte de contas pra pagar. Sim, meus amiguinhos, nenhum desafio para um quadrinhista é maior do que conciliar a vida adulta com o seus sonhos quadrinhísticos. Como não dá pra viver de quadrinhos, você precisa de outro ganha-pão, e nem sempre é fácil ter tempo para tudo isso. Eu consigo manter um equílibrio razoável, mas não sou casado, nem tenho filhos. Porém, mesmo se eu já tivesse constituído família, não poderia te dizer o que fazer. Não há fórmula mágica pra resolver essa questão, cada um deve lidar com isso de acordo com sua própria realidade.

Bom, era isso que eu queria dizer. Não sei se consegui passar a minha mensagem, até porque não sei bem que mensagem eu queria passar. Seja como for... Boas festas! Te vejo em 2010!

15 de dez de 2009

Analisando Um Livro do Clube de Autores


Lembram de quando eu falei do Clube de Autores, onde você pode publicar o seu livro de graça? Não? Bom nesse caso, é melhor você dar uma olhada nesse link aqui. Pode ir eu espero.

Bom, continuando...

Muitas pessoas ficaram em dúvida sobre a qualidade dos exemplares lançados pelo Clube, por isso o blog Livros & Afins publicou uma matéria analisando o material impresso por lá.

Clique aqui para ler essa matéria.

E boas vendas!

4 de dez de 2009

Guia das Editoras - parte 3: Comics Alternativos


Ufa! Finalmente depois de uma novela eu consegui trazer a 3ª. parte do Guia das Editoras. Hoje falando sobre editoras independentes americanas.


Algumas observações: muitas editoras dessa lista só aceitam material ready to print, ou pronto para imprimir. O que significa que você terá que enviar páginas desenhadas, arte-finalizadas, colorizadas (se for o caso) e com os balões feitos.

Caso o seu material seja aprovado entra a questão financeira. Algumas editoras pagam por trabalho feito, já outras repassam uma porcentagem das vendas aos autores. Entre em contato com as editoras para saber mais.

Nessa lista, estão apenas editoras de comics, na próxima parte, tem editoras de mangá.


Então, vamos começar com editoras que não estão aceitando submissões, mas como o mercado sempre pode mudar, não custa chegar de tempos em tempos.


Alterna Comics Inc (Jesus Hates Zombies)
Tem tudo agendado até janeiro de 2011.

Dare Pictures (The Hunter)
Não tem área especifíca para submissões.

Gemstone Publishing (revistas Disney)
Você pode até enviar amostras de desenho, mas são apenas para referência futura.


Agora vamos ao que interessa, editoras que aceitam material para análise.

2000 AD (Judge Dredd)
Editora especializada em HQs de ficção-cientifíca. Não aceitam propostas de novas séries. Roteiristas devem enviar uma amostra chamada Future Shock, que é um roteiro de 5 páginas, acompanhado de uma sinopse de 1 página, essa amostra deve ser enviada pelo correio junto com um envelope selado e endereçado a você mesmo. Desenhistas podem submeter páginas em preto-e-branco, em sequência com os personagens da 2000 AD junto com um envelope selado e auto-endereçado, se você quiser receber um roteiro da própria editora para desenhar pode enviar um envelope A4 auto-endereçado para a 2000 AD.

Ape Entertaiment (Scarlet Veronica)
Aceita trabalhos de artistas do mundo inteiro, mas tem preferência por desenhistas. Mesmo assim aceitam projetos. Um projeto deve conter uma introdução de alguns parágrafos da história. Uma sequência de seis páginas desenhadas e arte-finalizadas e, preferencialmente colorizadas e com balões e letras já feitas. E um resumo de uma página da história completa. Também é necessário baixar e preencher um formulário de envio.

Aprobation Comics (Chaos Campus)
Está a procura de desenhistas, arte-finalistas, coloristas e letristas. Mande de 3 a 8 páginas de arte sequencial mostrando a sua especialidade. Se você é desenhista, não mande páginas colorizadas.

Arcana Comics (Gauze)
Só aceita histórias prontas, mas de criações suas, você deve enviar uma amostra de 5 páginas mais capa. Se a amostra agradar, pedirão que você envie o resto da história.

Archaia Studio Press (Mouse Guard)
A editora está interessada em novos títulos de fantasia, horros, noir e sci-fi, mas apenas on-shots ou minisséries. Você deve enviar um e-mail com a sinopse e a apresentação do seu projeto, se a sinopse for aprovada, você receberá um e-mail pedindo que envie a HQ completa. O Archaia prefere histórias coloridas, mas propostas em preto-e-branco também serão consideradas.

Aspen Comics (Fathom)
A Aspen tem poucas aberturas pede que denhistas, arte-finalistas e coloristas enviem ao menos 3 páginas de arte sequênciada. Roteiristas não devem enviar roteiros ou sinopses não-solicitadas.

Avatar Press (Doktor Sleepless)
Umas das principais editoras independentes norte-americanas. Desenhistas podem enviar o link do seu portfolio para o editor-chefe. Roteiristas podem enviar um roteiro de 8 a 12 páginas no formato Full Script para análise. Coloristas devem mandar seus trabalhos salvos em um CD. Você também pode enviar um projeto contendo sinopse, apresentação, e as páginas finalizadas da sua história.

Bloddfire Studios (Kindergoth)
O BloodFire Studio aceita apenas o envio de links. Roteiros devem ser escritos no formato filme ou peça teatral. Desenhistas devem mandar algumas páginas de arte sequêncial no tamanho 11 x 17 inches. Arte-finalistas não devem finalizar seus próprios desenhos, e sim, de outros artistas. Coloristas devem enviar de 4 a 6 páginas com seu trabalho.

Bluewater Productions (Atlas Guide to Planets)
A editora não está aceitando amostras de roteiros por hora. Desenhistas podem enviar amostras de páfinas sequenciadas por e-mail. Arte-finalistas devem submeter pelo menos cinco páginas arte-finalizadas, de outros desenhistas, acompanhadas dos originais à lápis. Coloristas e artistas digitais devem enviar amostras de, no mínimo 5 páginas.


Catastrophic Comics (The Greatest American Hero)
A Catastrophic Comics está aberta a submissões, mas não determina regras, nem dá maiores informações, apenas pede aos interessados que entrem em contato.

Cellar Door Publishing (Minister Jade)
Aceita apenas propostas de para novos projetos, que devem ser submetidos como HQ pronta.

Dark Elf Designs (Tezlon)
A Dark Elf aceita propostas para novos títulos e séries. Roteiristas devem enviar carta de apresentação de 1 página com a sinopse da série, sua duração, se vai colorida ou preto-e-branco, etc; a carta deve vir acompanhada de sketches do personagens e das 5 primeiras páginas da história. Artistas e letristas podem enviar fotocópias de 5 páginas em tamanho 8 1/2" x 11" completas com desenhos, arte-final e letras; desenhistas devem enviar os desenhos a lápis também.

Digital Webbing (Blood Rayne)
A editora está aberta para novos talentos, mas é necessário que você se cadastre no fórum para entrar em contato com os editores.

Dynamite Entertaiment (Red Sonja)
A Dynamite aceita não recebe propostas para novos projetos, mas está de portas abertas para quem quiser trabalhar nos títulos já publicados pela editora. Roteiristas devem enviar uma carta de apresentação falando sobre sua experiência profissional e dizendo porque querem trabalhar na Dynamite, caso se interessem, pediram que você envie uma amostra do seu trabalho. Artistas em geral, podem enviar no máximo 5 páginas do seu trabalho em fotocópias de 8 1/2" x 11". Desenhistas devem enviar páginas sequenciadas e à lápis. Coloristas não devem mandar trabalhos feitos com base em seus próprios desenhos.

Moonface Press (Brit Force)
A Moonface recebe amostras apenas de artistas, que devem mandar duas páginas arte-finalizadas do seu trabalho. Mas atenção, eles não pagam aos artistas.

Nifty Comics (Cadre)
No momento a Nifty Comics não recebe trabalhos de roteiristas. Já artistas podem enviar links do seu portfolio on-line. Esse portfolio deve conter 5 ou 6 páginas em sequência e em alta resolução o seu trabalho. Letristas devem enviar apenas amostras de balões com texto.

Orang Utan Comics (Alpha Gods)
A editora Orang Utan aceita roteiros apenas solicitados por eles mesmos. Já desenhistas, arte-finalistas e coloristas devem enviar um e-mail com, no mínimo 5 páginas de arte sequênciada, e mais nada.

Papercutz (Totally Spies)
Editora com o foco voltado para o público de 8 a 14 anos. Aceita amostras de roteiristas, letristas e artistas em geral. Você deve enviar um par de páginas em 72 dpi no formato .jpg. Novas série devem acompanhar uma página com a sinopse da série.

Penny-farthing Press
(Anne Steelyard)
A Penny-Farthing está aberta a submissões. Roteiristas devem enviar suas propostas por correio (e-mail ou FAX não são aceitos), contendo nome, endereço e telefone do autor. Desenhistas podem mandar de 3 a 5 páginas de arte em sequência, podem enviar seu material por e-mail, mas a mensagem pode ter no máximo 5Mb. Arte-finalistas podem mandar 3 a 5 páginas do seu trabalho junto com os desenhos à lápis.

Red Handed Studios (Fallen Justice)
Apesar de publicar poucos títulos, é uma editora bem exigente. Não aceita projetos de novas séries. Canditatos a roteiristas devem entrar em contato para receber material de referência dos personagens da editora e criar histórias à partir daí, mas esse material é para uso futuro, no momento eles não estão a procura de novos autores. Artistas em geral podem enviar de 4 a 7 páginas em sequência por e-mail, ou (de preferência) links para o seu portfolio, os desenhos devem ser dos personagens do Red Handed, arte-finalistas e coloristas também devem acrescentar os desenhos à lápis.

Red 5 Comics (Atomic Robo)
A Red 5 não aceita amostras de roteiristas, mas a editora está aberta para propostas de novas séries, desde que você já tenha uma equipe formada; se esse for o caso você deve enviar um link para um documento de texto on-line que contenha: uma folha de rosto com a sinopse do projeto e uma breve apresentação sobre você mesmo, um parágrafo explicando quem são os membros da sua equipe e o que fizeram na HQ, um resumo completo da história de uma ou duas páginas, e um link para visualizar, pelo menos 5 páginas já prontas da sua HQ. Artistas podem enviar links com amostras de seu trabalho, mesmo sem projeto; essas amostras devem conter, no mínimo 5 páginas em sequência. O portfolio dos desenhistas deve conter apenas desenhos à lápis, arte-finalistas devem incluir os originais à lápis, e coloristas devem mostrar seu trabalho em desenhos de vários artistas diferentes. A Red 5 não aceita projeto de super-heróis.

Rought Cut Comics (Rose Black and Society)
Estão a procura de artistas. Os interessados devem enviar uma amostra de 3 páginas no formato .jpg com, no máximo 100 K cada. Depois aguarde a resposta.

Septagon Studios (Scom)
Roteiristas podem enviar um projeto contendo uma folha de rosto com seus dados, informações sobre trabalhos anteriores, sinopse do seu projeto e o roteiro do primeiro capítulo. Artistas devem enviar uma amostra de 5 páginas, colorizadas e arte-finalizadas em tamanho 8,5" x 11". Você também pode envar uma proposta seguindo as regras acima, tanto para o roteiro, quanto para as páginas prontas.

Shadowline Comics (Bomb Queen)
Editora ligada ao grupo Image Comics. Não recebe amostras, apenas propostas de novos títulos, tendo preferência por minisséries de 3 ou 4 edições. As propostas devem conter 5 páginas completas da HQ, a capa da edição, e uma sinopse de um parágrafo. Projetos já enviados à Image não devem mandados para a Shadowline.

Slave Labor Graphics (Johnny The Homicidal Maniac)
Aceita submissões não-solicitadas por e-mail ou carta. Analisam apenas projetos, não aceitam roteiros sem arte, ou amostras de desenhos sem história. Por e-mail deve-se mandar uma texto de apresentação no corpo da mensagem e anexar os trabalhos em formato .pdf em um arquivo com no máximo 10Mb.

Studio 407 (Night Protectionist)
O Studio 407 recebe apenas projetos de novas séries. Eles não analisam amostras de trabalho, apenas HQs completas. Se você tiver uma, pode enviar por e-mail um link para 5 páginas do seu trabalho. Note que, se o estúdio ficar interressado vão querer ver o trabalho completo, portanto, se você tem um projeto de uma minissérie, o Studio 407 vai querer todas as edições completas antes de publicar.

Time Bomb Comics (Sisterhood)
Roteiristas podem enviar uma história de, no máximo 5 páginas (desenhada, de preferência), se já tiver algum trabalho publicado, envie o link. Artistas devem enviar 5 páginas de seu trabalho em sequência, o arquivo não deve ter mais de 10Mb.

Transfuzion Publishing
(The Apocalipse Plan)
Aqui as regras são simples. Eles aceitam apenas propostas de novos títulos e apenas HQs prontas para imprimir. Você deve enviar o link para o seu trabalho, eles não aceitam amostras. A Tranfuzion não publica super-heróis, mangás nem histórias voltadas apenas para o público adulto.

Tumble Creek Press (13)
Estão a procura apenas de artistas. Os interessados devem enviar um e-mail contendo: nome, que tipo de profissão procura (desenhista, colorista, etc.), formas de contato, histórico profissional, fuso-horário, suas influências e link para o seu portfolio.

Ultimate Comics Group (The Enchanting Essence)
Possui regras bem mais elaboradas sobre envio de material. Acesse o site da editora e clique em "Submissions Guidelines" e "Submission Application" para baixar o regulamento em .pdf.

Visionary Comics (Phantom Jack)
A Visionary está a procura apenas de HQs prontas para impressão, no formato graphic novel, one-shot ou minissérie. Você deve enviar um e-mail de apresentação contendo a sua proposta. Se ela for aceitam a editora enviará uma resposta com as especificando como você deve mandar sua história.

Wild Wolf Entertaiment (Daughter of Dracula)
Aceita novos projetos de todos os gêneros, mas só aceitam HQs prontas para impressão. Você deve enviar um e-mail contendo a sinopse da história e um link para leitura on-line de, pelo menos 5 páginas prontas. Os projetos apresentados devem se para histórias com 40 páginas, ou mais por edição.

Zenescope Entertaiment (Grimm Fairy Tales)
Essa editora só aceita envio de material pelo correio, e somente trabalhos de artistas. Desenhistas podem enviar de 3 a 10 páginas à lápis. Arte-finalistas podem enviar de 3 a 10 páginas juntamente com cópias dos originais à lápis. Coloristas podem mandar de 3 a 10 páginas do seu trabalho. Letristas devem submeter de 3 a 5 páginas.


Phew! E pra encerrar, um concurso de HQs.

Zuda Comics
Zuda Comics é um projeto da DC Comics. Trata-se de um concurso mensal, com direito a prêmios em dinheiro. Para participar você deve enviar um e-mail contendo seus dados, título da história, personagens e uma breve explicação sobre sua obra. Você deve 8 páginas da sua HQ em anexo. Cada página deve ter resolução de 72 dpi, e 800 x 600 pixels de tamanho. Só maiores de 18 anos podem participar.

1 de dez de 2009

Para escritores...


Hoje eu vou deixar os quadrinhos de lado e voltar a falar com os escritores (bobagem dizer isso, muitos roteiristas tem livros publicados).

Vou postar 3 links que podem ser úteis:




Blog da minha amiga Izabel Arruda, bom pra quem quer dar os primeiros passos. Além de algumas dicas, ela compartilha com os internautas um pouco da sua filosofia.

Júlio Rocha - Arquivo de Dicas
Site do escritor Júlio Rocha, autor de Teia Negra. No site há uma excelente seção de dicas, abordando vários elementos de um livro. Bom pra quem já tem a idéia, mas está encontrando dificuldades para passar pro papel.

Dicas do Alexandre Lobão
Nesse blog, o escritor Alexandre Lobão dá muitas dicas importantes. Além disso ele também mostra a realidade do mercado editorial. Recomendado para todos.