24 de out de 2009

Seja um Escritor Virtual

Essa é pra quem é escritor, mas ainda não conseguiu uma editora para publicar sua obra, nem pode pagar publicação por demanda.

O vídeo abaixo trás uma matéria do programa Vitrine, da TV Cultura que fala sobre dois bons metódos para resolver esses problemas: o Clube de Autores, editora virtual, e o Cronópios, site de textos independentes.

Confiram!


23 de out de 2009

HQ: Linha de Fogo

E aqui está, gente, a primeira HQ feita a partir de um roteiro postado aqui: Linha de Fogo, com desenhos do Zakynthinos.

Myebook - Linha de Fogo - click here to open my ebook

Aqui o roteiro original.

Linha de Fogo

13 de out de 2009

Don't Look Back in Anger...


Eu vou abrir um parênteses hoje para falar sobre um assunto que não tem nada haver com quadrinhos, (é parte do "etc." lá do banner do blog) mas que me deixou pra baixo.

Há uns dois dias, Liam Gallagher, vocalista do Oasis anunciou o fim de uma das minhas bandas favoritas.

Na verdade, isso já era inévitavel, desde que o guitarrista Noel Gallagher saiu do grupo em agosto todos fãs já esperavam pelo fim definitivo.

Michael Jackson morreu, Oasis acabou, meu vizinho tocando banda Deja Vú no último volume, o mundo da música vai mal.

6 de out de 2009

Editora Quadrix



Acaba de chegar uma nova editora ao mercado nacional, e o que é melhor, com a proposta de investir nos quadrinhos brasileiros!

Trata-se da Editora Quadrix, que pretende publicar dois títulos regulares em forma de coletânea. São eles Quadrix Aventura e Ficção e Sertão Selvagem.

Pra não ficar atrás, eu já atualizei a primeira parte do Guia das Editoras com o básico das regras para envio.

Boa sorte à Quadrix, e vou ficar na torcida que mais gente invista nas HQs nacionais.

1 de out de 2009

Guia das Editoras - parte 2: Big 4




Agora vamos dar continuidade ao Guia das Editoras falando hoje das quatro gigantes americanas: Marvel, DC Comics, Image e Dark Horse, o chamado Big 4.

(Clique aqui para ver o Guia completo)






Dark Horse (Buffy, 300, Sin City)

A Dark Horse tem o processo de envio extremamente elaborado. Você precisa baixar o Contrato de Envio e mandar uma cópia assinada do mesmo junto com o seu material. Há também um Guia de Páginas com muitas informações úteis.

Autores devem enviar um roteiro da estória completa (caso seja uma estória curta), ou as primeiras 8 páginas (no caso de uma série regular). Desenhistas devem enviar 5 ou 6 páginas sequenciadas. O mesmo vale para arte-finalistas. A Dark Horse pode enviar páginas de amostra para serem arte-finalizadas, desde que você mande para a editora um envelope 11"x17" já endereçado a você mesmo com os selos colados.

Coloristas devem enviar 5 páginas de arte sequêncial. Letristas podem enviar no mínimo 5 páginas de uma história mostrando variedade de balões, efeitos sonoros e fontes.


DC Comics (Liga da Justiça, Vertigo, Hellblazer)


A DC Comics possui um programa chamado DC Talent Search, porém estão a procura apenas de artistas. E somente durante a New York Comic Con ou a San Diego Comic Con. Você deve ir pessoalmente a uma das duas convenções e levar seu portfólio ao estante da DC. Se eles gostarem do que virem, irão agendar um encontro entre o artista e um editor da DC Comics.

Lamento, colegas roteiristas, mas a DC não aceita o envio de material não-solicitado.
Entretanto, nem tudo são más notícias, a editora também organiza um projeto chamado Zuda Comics, do qual vou falar melhor na próxima parte desse guia.


Image (Spawn, Powers, Astro City)


A Image só aceita material original, nada com personagens já existentes. E aceitam apenas propostas para novas séries ou graphic novels. Roteiristas não devem enviar textos sem arte, ou serão descartados.

A editora aceita amostras de desenhistas, arte-finalistas, coloristas e letristas. Se eles acreditarem que você tem potêncial, seu portfolio ficará arquivado para possíveis contatos no futuro.

Uma proposta deve conter uma página com a sinopse de toda a série ou do arco de estórias. No mínimo 5 páginas (de qualquer tamanho) arte-finalizadas e com letras. Cores e capa são opcionais.


Marvel (Homem-Aranha, X-Men, Vingadores)

No momento a Marvel Comics está revendo suas regras para envio de material, durante esse processo seram aceitas apenas amostras entregues pessoalmente no escritório da editora.

O jeito é ficar de olho até que as novas regras sejam definidas.



E com isso termina mais uma parte do Guia, espero que seja útil pra você, e boa sorte!